A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), anunciou nesta terça-feira (11) o lançamento de um programa para retomada econômica de Goiânia: o Programa de Recuperação de Crédito 2021 (Refis).
O objetivo é dar a empreendedores e empresários a oportunidade de negociar dividendos tributários e não tributários acumulados durante o anos anteriores com o poder público municipal. Como contratos de alugueis, indenizações, restituições e outras formas de débitos.
Além de dar perdão de multas aplicadas pelo Procon e a Agência de Meio Ambiente (AMA), exceto multas penalizantes para contravenções ligadas a pandemia da covid-19, como o uso de mascara ou multas de transito.
Uma das novidades do programa para este ano é o desconto de 99% na taxa de juros para o pagamento à vista de dívidas com o tesouro público. Outro destaque é a abertura da negociação para parcelamento em até 20 vezes com 90% de desconto em taxas de juros.
Outras modalidades de negociação de débito que estão disponíveis no programa são descontos de propostas com parcelamento entre 21 a 40 parcelas com desconto de 80% na taxa de juros e de 41 a 60 parcelas com desconto de taxa de 70%. As negociações poderão ser efetuadas com parcelas com o preço mínimo de R$ 100,00.
Para o presidente da Acieg, Rubens Fileti, a ação é importante para retomada econômica da capital goiana e para proteger o setor produtivo dos impactos da pandemia da covid-19.
“A medida é muito bem-vinda no momento em que o setor produtivo precisa de propostas para retirar a grande carga de dividendos que acumularam no último ano”, destaca.
Impostos
Donos de estabelecimentos comerciais poderão fazer a negociação da redução de dividas do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ISTI). Os descontos variam de imóveis avaliados entre 200 mil reais a 400,01 mil reais, com respectivamente 0,25% a 2,0% de desconto na alíquota sobre o imposto.
Outros impostos como IPTU, ITU e ISS também receberão descontos de débitos em caso de negociação previa. A lei que regulamenta estas negociações tem previsão de entrar em vigor em até 60 dias após o anuncio.
Fonte: Secom
Veja mais
Haddad desmente fake news sobre taxa para veículos com mais de 20 anos
Citando possível fuga, Moraes nega devolver passaporte de Bolsonaro
AGU pede que Polícia Federal investigue fake news relacionadas ao Pix