28 de outubro de 2021

BEATRIZ IOLANDA

Empreendedorismo é o nosso foco!

GOIÁS: Semana Global de Avaliação 2021

 


BEATRIZ IOLANDA
Acesse nosso BLOG
Siga as redes sociais
Economia, negócios, mundo


 

EXPERIÊNCIA EM AVALIAÇÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS: EXPERIÊNCIAS EXTERNAS E O INÍCIO DA CULTURA AVALIATIVA NO ESTADO DE GOIÁS

.
Organizado por Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos
Co-organizado por Alex Felipe Rodrigues Lima, Guilherme Resende Oliveira, Amilton Zoccoli Junior
.
Resumo
.
Estamos vivendo um momento sem precedentes na história. A Covid-19 afetou as relações de trabalho, comerciais, sociais etc. Esse momento de mudanças exige sensatez, afinal, a sociedade e o setor público foram diretamente afetados. Consequentemente, os programas públicos devem ser reajustados para funcionarem nesse novo contexto.
.
É fundamental desenvolver modelos para verificar a efetividade das políticas que estão em vigor, pois o governo necessita de dar uma resposta boa e célere à sociedade. Para isso, é necessário aprofundar o trabalho de monitoramento e avaliação de políticas públicas. No Estado de Goiás, o Instituto Mauros Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), vinculado à Secretaria-Geral da Governadoria, tem a atribuição de realizar estudos socioeconômicos, incluindo o monitoramento e a avaliação de políticas públicas.
.
Em 2020, o IMB e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) formalizaram uma parceria para a elaboração de projetos, por meio da qual são realizados diversos projetos, incluindo avaliações de Políticas Públicas, que deverão ser apresentados e discutidos neste evento.
.
Desse modo, esse evento tem como objetivo debater a importância da avaliação de políticas públicas, prática que se expande cada vez mais no Brasil e no mundo. Essa ferramenta de gestão, imprescindível para o desenho, aperfeiçoamento e o controle das políticas públicas, foi implementada pelo Governo do Estado de Goiás e, portanto, necessita ser discutida pela Administração Pública, Academia e Sociedade Civil.
.
Neste sentido, o IMB convidou profissionais que atuam na área de avaliação de políticas públicas para compartilhar suas experiências com toda a sociedade goiana. Destaca-se aqui o grande conhecimento dos convidados nas respectivas áreas de atuação, com amplo ferramental empírico aplicado em seus estudos, ou até mesmo em áreas específicas dessa área, tais como estudos relacionados na área de avaliações de impacto regulatório. Também teremos o compartilhamento de uma experiência de implementação da cultura avaliativa dentro do Governo Federal.
.
Para completar as apresentações desse evento, no segundo dia foram convidados os pesquisadores envolvidos em projetos de pesquisa dentro da parceira IMB/FAPEG. Eles discutirão os trabalhos, com vistas a darem publicidade às atividades realizadas, os objetivos traçados, além de revelar a importância para dessas avaliações para o Governo do Estado de Goiás.
.
Dessa forma, com esse evento inédito no Estado de Goiás, pretende-se apresentar diferentes experiências, com estudos publicados em importantes periódicos de estudos avaliativos já realizados, com vista a ampliação e difusão da prática da avaliação de políticas públicas. Além da disseminação de abordagens e das boas práticas (benchmarkings) de avaliações aos órgãos e gestores da administração pública estadual.
.
O evento deve fazer parte da Semana gLogal de avaliação (https://www.glocalevalweek.org/pt-pt). Uma plataforma para o compartilhamento de conhecimento em avaliação e networking. Eventos que são virtuais e acontecem em todo o mundo este ano, de 31 de maio a 4 de junho.
.
.
.
>>>> Detalhes do evento
.
.
Data de início: June 1
Start Time: 07:00 PM
Duração: 2 hr 00 Mins
End Date: June 2
End Time: 09:00 PM
Localização
Município/Concelho: Goiânia
.
.
.
>>>> Sessões
.
.
.

.

.

Sobre Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos

.
É uma instituição de pesquisa do Poder Executivo do Estado de Goiás, vinculado atualmente a Secretaria-Geral de Governadoria, e tem a atribuição de produção de estudos, incluindo o monitoramento e a avaliação de políticas públicas, para apoiar o desenvolvimento sustentável do Estado de Goiás;
.

 


BEATRIZ IOLANDA
Acesse nosso BLOG
Siga as redes sociais
Economia, negócios, mundo