A 56ª Exposição Agropecuária de Goiânia que começa nesta segunda-feira, 7, com uma seção da programação coordenada pelo Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). O evento será sediado no Parque de Exposições Agropecuário Dr. Pedro Ludovico Teixeira, no Setor Vila Nova, em Goiânia.
Com diversas atividades, a Agência Estadual irá compor a agenda da feira ao lado de outras entidades e instituições. No primeiro dia, o mestre em piscicultura e extensionista da Emater, Francisco Cabral Neto, irá ministrar uma palestra sobre produção de peixes, abordando aspectos como mercado econômico e parâmetros de qualidade.
No decorrer da semana, até o dia 12 de outubro, será realizada uma série de debates relacionados a temas institucionais e também tópicos fundamentais para a produção rural. Entre os assuntos estão produção de cachaça em Goiás, recuperação de nascentes, alimentação saudável e pastejo rotacionado. Além disso, será apresentado ao público o aplicativo Emater MOBI, plataforma desenvolvida pela Emater para estabelecer um canal de comunicação entre o produtor e o assistente técnico.
A Exposição Agropecuária de Goiânia é realizada pela Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ) e Associação Goiana do Nelore.
Escritório móvel
Além da rodada de palestras, a Emater estará presente na feira agropecuária com um escritório itinerante. O objetivo é disponibilizar técnicos para tirar dúvidas e oferecer orientações ao público quanto aos diversos serviços oferecidos pela entidade.
Entre os trabalhos prestados pelo órgão, além da visita técnica à propriedade rural, com realização de consultoria e ações educativas na área agropecuária, estão o assessoramento aos produtores na elaboração de projetos de acesso ao Crédito Rural; a elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a emissão de pareceres e laudos técnicos.
Confira a programação completa:
- SEGUNDA-FEIRA | 07/10
16h Palestra “Produção de peixes”
Francisco Cabral Neto - TERÇA-FEIRA | 08/10
16h Palestra “Produção de Cachaça em Goiás”
Robson Luís de Morais
Luiz Manteiga (Presidente da Associação Goiana dos Produtores de Cachaça de Alambique – Agopcal) - QUARTA-FEIRA | 09/10
10h Palestra “Emater MOBI – Inovação na Assistência Técnica Rural”
Salvador Sidney Farina Neto - QUINTA-FEIRA | 10/10
16h Palestra “ILPF – O case Quirinópolis”
Sérgio Martins de Oliveira15h Palestra “Criação de aves caipiras”
Afrânio Martins da Silva
16h Palestra “Recuperação de Nascentes”
Léo Lince do Carmo Almeida
- SEXTA-FEIRA | 11/12
15h Palestra “Crédito Rural”
Clizeide Rezende Oliveira
16h Palestra “Bovino de leite em pastejo rotacionado”
Fernando Coelho da Silva
- SÁBADO | 12/10
9h30 Palestra “Alimentação saudável”
Janete Alves Soares da Rocha
10h30 Palestra “Produção de hortaliça em pequenos espaços”
Jean Louis Alves Martins
Veja mais
Marburg: entenda vírus com potencial pandêmico que preocupa a África
HDT abre processo seletivo
Governo de Goiás custeia a participação de pesquisadores em eventos científicos no exterior