Neste primeiro dia de 2025, temos o Dia da Confraternização Universal, que marca o início do ano e simboliza a busca por paz e harmonia entre os povos. Além disso, hoje é o Dia do Domínio Público. A partir de hoje, algumas obras passam a ser “livres de direitos autorais” (a depender de algumas regras).
No Brasil, uma obra entra em domínio público 70 anos após a morte do autor (sempre contando a partir do dia 1º de janeiro do ano seguinte ao falecimento).
Hoje, também, se inicia o Janeiro Branco. A campanha, que vai até o fim do mês, é dedicada à conscientização sobre saúde mental e emocional. O Janeiro Branco foi criado em 2014 e foi tema de matérias na Radioagência Nacional no ano passado e na TV Brasil em 2020.
No dia 6 de janeiro, fechamos as celebrações do início do ano com o Dia de Reis. A origem da data foi explicada na Radioagência Nacional em 2023.
Janeiro também tem o Dia da Bossa Nova (25 de janeiro, em homenagem ao nascimento de Tom Jobim) e o Dia da Visibilidade Trans (29 de janeiro, que visa conscientizar sobre os desafios enfrentados por essa população e reforçar a luta por direitos e dignidade). As datas foram citadas em matérias da TV Brasil que podem ser vistas abaixo:
Datas e pessoas
No dia 7 de janeiro, completam-se 10 anos dos atentados em Paris contra a sede do jornal satírico Charlie Hebdo. Os ataques resultaram em 12 mortes e geraram uma comoção mundial. Na ocasião, o Observatório da Imprensa abordou o assunto:
No dia 15 de janeiro, completam-se 40 anos da primeira eleição presidencial após o fim da Ditadura Militar. Ainda de forma indireta, o pleito elegeu Tancredo Neves (que faleceu antes de assumir o posto, dando lugar a José Sarney). Em 2023, foi o programa Na Trilha da História que falou sobre o assunto.
No dia 17, completam-se 20 anos da morte do compositor Bezerra da Silva. O sambista, que transformou o ritmo em objeto de crítica social, já teve sua trajetória contada no programa Roda de Samba (da Rádio Nacional do Rio de Janeiro) em 2015 e no Acervo Musical da TV Brasil em 2020:
Confira a relação completa de datas do Hoje é Dia do mês de janeiro de 2025
Morte do marchand e artista plástico pernambucano Marcantonio Vilaça (25 anos)
Lançamento do Jornal Folha de São Paulo (65 anos)
Janeiro Branco – mês de conscientização da saúde mental e emocional
Dia da Confraternização Universal
Dia do Domínio Público
Criação do Itapoã, Região Administrativa XXVIII (20 anos)
Nascimento do ator, cantor e compositor paulista Domingos Zeminian, o Ruy Rey (110 anos)
Morte do poeta e dramaturgo estadunidense Thomas Stearns Eliot, o T.S. Eliot (60 anos)
Dia Mundial do Braille
Morte do compositor, arranjador e instrumentista cearense Lauro Maia (75 anos)
Morte do físico e matemático polonês Max Born (55 anos) – fundamental para o desenvolvimento da mecânica quântica
Morte do advogado e político piauiense Petrônio Portella (45 anos) – atuação destacada como fiador da distensão política empreendida pelos presidentes Ernesto Geisel e João Figueiredo. Era tido como a “estrela civil da ditadura”
Dia de Reis
Dia do Astrólogo
Início da Cabanagem, revolta popular e social ocorrida durante o Império do Brasil (190 anos) – revolta popular e social que ocorreu na então Província do Grão-Pará, que abrangia os atuais estados do Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia
Lançamento do programa “Um milhão de melodias”, na Rádio Nacional (82 anos)
Criação do Corpo de Voluntários da Pátria, na Guerra do Paraguai (160 anos)
Uma série de atentados terroristas deixa mortos e feridos em Paris, incluindo uma parte da equipe do jornal Charlie Hebdo (10 anos)
Dia do Leitor
Dia da Liberdade de Culto
Nascimento do compositor, radialista e jornalista paulista Armando de Lima Reis, o Cristóvão de Alencar (115 anos)
Morte da cantora fluminense Zilda de Carvalho Espíndola, a Aracy Cortes (40 anos)
Nascimento do cantor, músico e ator estadunidense Elvis Presley (90 anos)
Dia Nacional do Fotógrafo
Lançamento da radionovela “Direito de Nascer”, na Rádio Nacional (74 anos)
Nascimento do poeta e diplomata pernambucano João Cabral de Melo Neto (105 anos)
Dia do Astronauta – comemoração em homenagem à Missão Centenário. Realizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) no ano de 2006, a missão foi responsável pela viagem de Marcos Pontes, o primeiro brasileiro no espaço, para a Estação Espacial Internacional (EEI)
Entra em vigor o Tratado de Versalhes para solucionar os problemas surgidos na guerra 1914-1918 (105 anos)
Um laudo da Polícia Civil de Minas Gerais comprovou a presença de uma substância tóxica em garrafas de cerveja da marca Belorizontina, da Backer (05 anos) – de acordo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, são 26 casos suspeitos de intoxicação por dietilenoglicol. Quatro pessoas morreram. A cervejaria foi interditada.
Início das festividades do Glorioso São Sebastião do Marajó
Nascimento do compositor, cantor e violonista pernambucano Geraldo Azevedo (80 anos)
Início da primeira edição do Rock in Rio (40 anos)
Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos
Dia Internacional do Obrigado
Publicação dos primeiros textos de Machado de Assis: as poesias “Ela” e “A Palmeira” (170 anos)
Aniversário de Belém (PA) (409 anos)
Estreia da Ópera “Tosca”, no Teatro Constazi, em Roma (125 anos)
Composição do dobrado “Dois Corações” do maestro fluminense Pedro da Cruz Salgado (105 anos) – considerado o hino das bandas musicais do Brasil
Corínthians é Campeão Mundial (25 anos)
Início do funcionamento da Hidrelétrica de Paulo Afonso (70 anos)
Dia da Lavagem das escadarias do Bonfim (data móvel) – acontece na quinta-feira que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis, no mês de janeiro.
Morte do cantor, compositor, violonista, percussionista e intérprete pernambucano Bezerra da Silva (20 anos)
Entra em vigor a lei que proíbe a produção e venda de bebidas alcóolicas nos Estados Unidos (Lei Seca) (105 anos)
O então secretário especial da Cultura do governo do presidente Jair Bolsonaro, Roberto Alvim, fez um discurso semelhante ao do ministro de Adolf Hitler da Propaganda da Alemanha Nazista, Joseph Goebbels (05 anos) – após a repercussão, Roberto Alvim foi exonerado
Dia Estadual da Baía de Guanabara – foi determinado pela Lei 3616/2001, certamente para lembrar a data do vazamento de um tubo submarino que resultou em uma enorme mancha de óleo
Dia do Cabeleireiro
Inauguração do Aeroporto Internacional de Guarulhos (40 anos) – maior aeroporto do Brasil e da América do Sul
Dia Nacional da Parteira Tradicional
Dia Mundial do Queijo
Nascimento do estilista francês Christian Dior (120 anos)
Morte do escritor, ensaísta político e jornalista britânico Eric Arthur Blair, o George Orwell (75 anos) – autor de clássicos como “1984” e “A Revolução dos Bichos”
Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
Estreia do programa Dalila na Quadra, na Rádio Nacional AM RJ (14 anos)
Realização, no Rio de Janeiro, do primeiro baile de máscaras do Brasil (185 anos) – o evento ocorreu no Hotel d’Italia, no Largo do Rocio, atual Praça Tiradentes
Tombamento do Museu Casa de Portinari, em Brodowski-SP, no ano de 1970, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, o CONDEPHAAT (55 anos)
Lançamento do programa “Blim Blem Blom”, na Rádio MEC (13 anos) – criado e produzido por Tim Rescala, com a intenção de apresentar a música clássica, seus compositores e elementos ao público infantil
Nascimento do violonista e compositor gaúcho Yamandu Costa (45 anos) – considerado um dos maiores violonistas do Brasil e do mundo
Morte do político britânico Winston Churchill (60 anos) – foi Primeiro Ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial
Instituição do casamento civil no Brasil, pelo o Decreto nº 181, promulgado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, chefe do Governo Provisório da então República dos Estados Unidos do Brasil (135 anos)
Revolta dos Malês, em Salvador (190 anos) – considerado o maior levante de escravizados da História do Brasil
Dia da Previdência Social – a data é uma homenagem à publicação da Lei Eloy Chaves, em 24 de janeiro de 1923, que instituía a base do sistema previdenciário brasileiro, por meio da criação da Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias
Dia do Carteiro – a data resgata a memória da criação em 25 de janeiro de 1663 do Correio-Mor no Brasil, cujo primeiro titular foi Luiz Gomes da Matta Neto, que já era o Correio-Mor do Reino, em Portugal
Dia da Bossa Nova
Nascimento do ator, dublador e diretor cinematográfico estadunidense Paul Newman (100 anos)
Dobradinha brasileira no Grande Prêmio Brasil de Fórmula 01, com vitória de José Carlos Pace e Emerson Fittipaldi em segundo lugar (50 anos)
Apresentação de Frank Sinatra no Maracanã (45 anos)
Libertação do Campo de Concentração de Auschwitz (80 anos)
Primeira apresentação dos Rolling Stones no Brasil (30 anos) – o evento ocorreu no Estádio Pacaembu, em São Paulo
Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Dia Internacional do Conservador Restaurador
Dia Internacional da Privacidade de Dados
Dia Mundial dos Corais da Amazônia
Nascimento do jornalista e escritor gaúcho Apparício Torelly, o Barão de Itararé (130 anos) – pioneiro do humorismo político brasileiro
Dia da Visibilidade Trans
Veja mais
Zika: sequestro de gene após infecção causa microcefalia, diz estudo
Cursos grátis na Escola do Futuro em Goiania – Online e presencial
Saiba idade mínima e tempo de contribuição para aposentadoria em 2025