Geralmente é mais fácil fazer promessas de fim de ano do que cumpri-las, mas em tempos de espionagem mundial e ações mais fortes de hackers é bom se atentar às recomendações a seguir e, quem sabe?, fazer com que elas sejam postas em prática a partir de 2014. O Mashable listou sete dicas de segurança que podem fazer a diferença. São coisas simples de se fazer, mas que trazem resultados muito bons. Confira:
Atualização
Manter os softwares de segurança atualizados é algo importante, principalmente se você acessa muito a internet e serviços financeiros. Isso porque a cada dia surge um novo tipo de malware, cavalos de troia mais sofisticados etc. Leva algo em torno de dez minutos e te deixa protegido.
Back-up
Programe back-ups periódicos para discos externos, assim, caso você perca seu computador, não ficará sem os arquivos mais importantes. Manter algumas coisas na nuvem também é uma boa.
Senhas
Pare de usar a mesma senha para tudo, pois, se alguém a descobrir, pode ser que você perca o acesso a vários serviços de uma só vez. E crie combinações fortes, com letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos embaralhados.
Wi-Fi
Redes sem fio que não exigem senhas de acesso são tentadoras; você pode encontrá-las em shoppings, restaurantes, bares, entre outros lugares. Só tome cuidado porque, quanto menos segurança se exige, menos segurança se oferece, então procure evitar esses pontos de acesso. Caso precise usa-los, não acesse aplicativos bancários e não efetue transações financeiras.
Configurações
Revise suas opções de segurança e privacidade em serviços como Facebook, Twitter e e-mails. Como os termos de uso mudam com certa frequência, procure se manter informado sobre o que está acontecendo para não ser exposto de alguma forma indesejável.
Lixo
Jogar velhos aparelhos – celulares, tablets, computadores etc. – no lixo comum pode não apenas ser ruim para o meio ambiente como também perigoso para você, porque aquele dispositivo talvez contenha informações sensíveis que podem ser extraídas. O ideal é reciclar tudo.
Limpeza
Pode parecer besteira, mas até aqueles ícones espalhados pela área de trabalho do computador fazem com que ele fique devagar e ineficiente. Organize seus arquivos para não ter problemas. Você pode começar com os e-mails: ao invés de deixá-los na caixa de entrada, leia-os, analise o conteúdo e tome uma ação – arquive, responda, delete… só não deixe tudo na caixa de entrada.
Fonte: Olha Digital
Link: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/39280/39280
Veja mais
Os 10 hábitos que costumam travar a carreira profissional
Psicanálise – Um novo recurso
Carreira profissional: tipos e dicas para ter sucesso