28 de outubro de 2021

BEATRIZ IOLANDA

Empreendedorismo é o nosso foco!

IMPOSTO DE RENDA: Erros na declaração podem te fazer pagar mais


BEATRIZ IOLANDA
Acesse nosso BLOG
Siga as redes sociais
Economia, negócios, mundo


Embora o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda tenha sido prorrogado para o dia 31 de maio , mais de 4,3 milhões de brasileiros já acertaram as contas com o fisco ainda na primeira quinzena de março.

É de suma importância não deixar para a última hora uma obrigação tão importante como essa, mas também é necessário atentar-se aos detalhes durante o processo para não ficar no prejuízo. Os planos de previdência privada na modalidade PGBL , por exemplo, são conhecidos por proporcionarem benefícios fiscais, permitindo uma renda maior na aposentadoria. No entanto, o contribuinte deve ter em mente que essa vantagem só existe se o plano for bem utilizado.

Imposto de Renda

O PGBL permite uma dedução de até 12% de sua renda bruta anual da base de cálculo do IR da declaração no modelo completo. Mas, diferente do que muitos imaginam, essa economia é apenas uma postergação do pagamento do IR, não um valor que não precisa ser pago. Isso porque, no PGBL, o imposto cobrado no resgate incide sobre o valor total do plano, enquanto no VGBL, o IR incide apenas sobre os rendimentos.


BEATRIZ IOLANDA
Acesse nosso BLOG
Siga as redes sociais
Economia, negócios, mundo


Fonte: BBC News