O Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (CONSUP) reuniu integrantes na sede da Embrapa Arroz e Feijão, em Goiânia, na manhã desta quarta-feira, 26. Durante o encontro, o presidente da Fundação, Robson Vieira, anunciou a criação do Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação (FDCTI-GO). “Estados como Espirito Santo e Paraná já contam com um fundo deste modelo, que promove o desenvolvimento econômico e social. São Paulo deve lançar ainda este ano o fundo próprio e Goiás também”, informou Vieira.
A proposta determina que entidades públicas e privadas, fundos de CT&I de diversos setores, além do próprio Governo de Goiás, poderão realizar contribuições ao Fundo Estadual. As políticas e a destinação dos recursos serão definidas por um Conselho Diretor a ser composto por representantes do Governo do Estado, das Instituições de Ciência e Tecnologia e da Sociedade Civil. “A Fapeg atuará como secretaria executiva do fundo, cabendo a ela a administração e a implementação das políticas. A batalha agora é para que ele seja alimentado com R$ 150 milhões anualmente”, aponta o presidente da Fapeg.
Ainda sobre o Plano de Governo para 2023 a 2026, foram destacados: o fortalecimento do programa, Centros de Excelência, tendo como temas prioritários softwares para redes inteligentes 5G/6G, energias limpas renováveis (H2) e Food Tech; o fomento a parcerias entre universidades e empresas estimulando inovação e retenção de talentos; o apoio a novos polos Embrapii em Goiás; a ampliação na concessão de bolsas de formação em Mestrado e Doutorado; a promoção de PD&I em novos produtos agropecuários, agroindustriais e agroflorestais; o fortalecimento de pesquisas nas áreas de fronteira do conhecimento (biotecnologia, bioinformática, nanotecnologia, modelagem, simulação e automação); a ampliação de biofábricas; a inclusão digital e formação profissional da população de assentamentos rurais e também o apoio a realização de projetos de pesquisa em eixos e temas estratégicos para o Estado.
Durante a terceira reunião anual do CONSUP, três novos conselheiros tomaram posse: Cláudio Roberto Stacheira, da Universidade Estadual de Goiás; Lorenna Silva Oliveira Costa, do Instituto Federal de Goiás (IFG), representando Instituições Federais de Ensino Superior em funcionamento no Estado (exceto Universidade Federal de Goiás); e Alessandro dos Santos, da UniCerrado, representando Instituições Estaduais de Educação Superior em funcionamento no Estado (exceto Universidade Estadual de Goiás).
Os conselheiros também discutiram os editais em andamento, entre eles o Convênio Fapeg-Finep para terceira edição do Programa TECNOVA, que deve ser lançado em março de 2023; o Acordo UFG/FAPEG – Emater para avaliação de Impacto da Web 3.0 seguindo uma demanda da Anatel e o Acordo entre Fapeg e Senar/AR-GO para fomentar programa de aceleração de Start-ups.
As Chamadas Internacionais do Confap estiveram em pauta, entre elas: Water4All, que busca gerar estudos, modelos, abordagens, ferramentas e metodologias para entender fenômenos hidrológicos e permitir respostas rápidas e eficientes frente a eventos hidroclimáticos extremos; DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), que fornece auxílio para bolsistas de doutorado brasileiros realizarem parte da pesquisa na Alemanha e ORD – Apoio à Ciência Aberta – cujas temáticas estão ligadas a dados e softwares de pesquisa abertos ou compartilhados, em todas as áreas do conhecimento.
Finalizando o encontro, o Comitê de Orçamento e Contas homologou a análise de 442 processos, sendo 436 deles de finalização de bolsas aprovadas e 6 processos de doação de bens duráveis adquiridos durante pesquisas financiadas pela Fapeg e que agora foram doados para o SENAI, para a Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), para a Pontifícia Universidade Católica de Goiás e para UFG.
Consup
O Consup foi criado pela Lei n. 15.472, de 12 de dezembro de 2005, como órgão máximo de deliberação da instituição, com a missão de cumprir as finalidades da Fapeg por meio de suas competências determinadas pela mesma Lei de criação e alterações promovidas pela Lei nº 16.272, de 30 de maio de 2008.
Com quatro reuniões regulares realizadas durante o ano, o Consup é composto por 15 membros indicados, entre representantes de instituições de pesquisa e de ensino superior, setor empresarial e do governo do Estado, além do presidente da Fundação, Robson Vieira, que conduz os trabalhos do Conselho.
Com informações da Fapeg
Veja mais
Edital da FINEP vai escolher soluções de IA para resolver desafios do serviço público
Goiás registra recorde de ideias inscritas no Centelha 3 e amplia força da inovação no
7° Encontro do V Ciclo de Estudos e Debates sobre política e financiamento da educação