Tem início no próximo domingo (27) o 52º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER). O evento é realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão e tem fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (FAPEG). O Congresso deste ano, que será realizado até o dia 30 de julho, tem como tema “Heterogeneidade e suas implicações no setor rural brasileiro”. A presidente da FAPEG, Maria Zaira Turchi, participará da cerimônia de abertura.
“A escolha do tema do evento é sempre uma questão complexa visto que, além de estar relacionado ao meio rural brasileiro, deve contemplar as áreas de Economia, Administração e Sociologia de forma interdisciplinar. Felizmente, a temática da heterogeneidade no meio rural atende a estas condições, principalmente no caso do Brasil, país marcado por fortes desigualdades sociais e econômicas”, afirma o presidente da SOBER, Marcelo José Braga, na página virtual do evento.
Segundo ele, as assimetrias na distribuição de capital físico e humano têm sido fatores determinantes na persistência histórica de elevada desigualdade da distribuição da renda e da pobreza no meio rural. “As políticas públicas têm um papel fundamental em promover a redução das disparidades no meio rural”, afirma. E ainda ressalta que existe urgência na formulação compatível de políticas de educação no meio rural, de assistência técnica e extensão rural, de um sistema tributário eficiente, e de infraestrutura e desenvolvimento territorial.
Congresso – O objetivo principal do evento é promover a reunião e facilitar a discussão de temas relacionados à agricultura, agronegócio e desenvolvimento rural do Brasil mediante participação de pesquisadores, técnicos, profissionais, instituições e formuladores de políticas públicas identificados com a economia rural, sociologia e administração Rural. Participarão do evento cerca de 1.500 pessoas. O Congresso contará com palestras, grupos de trabalho, painéis, sessões organizadas e minicursos.
Entre os temas a serem abordados estão ‘O agronegócio do Estado de Goiás ‘, ‘A agricultura familiar tem futuro: uma reflexão do Ano Internacional da Agricultura Familiar ‘ e ‘Jogos de empresas e aprendizagem vivencial: uma opção metodológica para o ensino de Administração e Economia Rural ‘. Também serão realizadas sessões de apresentações de trabalhos durante todo o evento.
O evento recebeu R$ 22,3 mil da FAPEG por meio da chamada pública nº01/2014 de apoio à realização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação no Estado de Goiás.
Fonte: FAPEG
Link: http://www.fapeg.go.gov.br/sitefapeg/index.php?option=com_content&view=article&id=591:fapeg-fomenta-evento-de-economia-rural&catid=34:comunicacao&Itemid=57
Veja mais
Haddad desmente fake news sobre taxa para veículos com mais de 20 anos
Citando possível fuga, Moraes nega devolver passaporte de Bolsonaro
AGU pede que Polícia Federal investigue fake news relacionadas ao Pix