As altas temperaturas no Rio de Janeiro têm ampliado o consumo de água na capital carioca. De acordo com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), historicamente o consumo fica 30% maior no verão e, em alguns pontos ou regiões, o aumento pode chegar a 200%. Não foi feito ainda, entretanto, pela empresa, nenhum levantamento sobre a expansão do consumo de água nos últimos dias, em relação ao mesmo período do ano passado.
A Cedae informou hoje (5), por meio da assessoria de imprensa, que o crescimento do consumo de água está relacionado não só ao aumento do calor, mas também ao grande número de turistas na cidade. A ocupação hoteleira no réveillon carioca chegou a 86%, segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ).
De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, a sensação térmica hoje no município atingiu 42 graus Celsius (ºC). Anteontem (3), foi 50 graus. A temperatura máxima neste domingo foi 34 graus e a mínima 23 ºC. O céu está passando de nublado a parcialmente nublado, mas sem previsão de chuva.
A Cedae informou, ainda, que as ocorrências de falta de água em alguns bairros da cidade no fim de semana, motivo de reclamação de moradores, “são coisas pontuais” e se devem a motivos diversos, como tubulação entupida, ligação clandestina de água, falta de bomba d’água. Não há, afiançou a companhia, escassez de água. “Não existe um bairro inteiro na cidade sem água. São problemas pontuais”, informou.
Fonte: Agencia Brasil
Link: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2014-01-05/consumo-de-agua-devido-temperatura-elevada-pode-crescer-ate-200-neste-verao-diz-cedae
Veja mais
Haddad desmente fake news sobre taxa para veículos com mais de 20 anos
Citando possível fuga, Moraes nega devolver passaporte de Bolsonaro
AGU pede que Polícia Federal investigue fake news relacionadas ao Pix