BEATRIZ IOLANDA

EMPREENDEDORISMO É O NOSSO FOCO!

Como arrumar um emprego com 14 dicas simples

Ser demitida não é sinônimo de incompetência – faz parte da realidade de qualquer profissional. Mas dar a volta por cima, em tempos de desemprego bravo como os que estamos vivendo, é uma prova de força de vontade e jogo de cintura. Confira algumas dicas para você se recolocar no mercado de trabalho.

1. A primeira coisa é revisar seu currículo. Aproveite esse momento de transformações e direcione sua vida para o que você realmente quer.

2. Ativar sua rede de contatos é uma atitude extremamente importante.

3. Pesquisas comprovam que a maioria das posições são preenchidas por meio do boca-a-boca: contate amigos, colegas e ex-colegas.

4. Quais setores têm vagas? Informe-se com colegas, sites na internet, firmas de consultoria.

5. Visite as home pages de sites das empresas na internet, à procura de cargos vagos.

6. Se você procura cargo executivo, esqueça os classificados. Eles funcionam somente para empregos de nível técnico.

7. Para quem está fragilizada com a demissão, procurar uma empresa de consultoria e recolocação é um bom caminho. Lá encontrará apoio psicológico e o contato com o mercado.

8. Inclua urgentemente seu currículo num site especializado em recolocação de profissionais. Entre os serviços disponíveis, ali você pode acionar um consultor virtual, que responderá às suas dúvidas – entrevista ou currículo entre outras.

9. O currículo para a internet merece cuidados especiais, pois, ao contrário do modelo convencional, esse deve ser resumido, ter palavras-chaves em destaque: como cursos, idiomas, experiência.

10. Erros de português são imperdoáveis e causam péssima impressão aos futuros empregadores. Revise tudo.

11. Na entrevista, exemplos práticos de coisas que você fez pesam muito mais que a teoria. Lembre-se disso e prepare-se para citar aquele projeto que teve a sua participação, por exemplo.

12. Se não entender bem a pergunta, não hesite em ser franca e peça para repetir.

13. Pesquise a empresa em questão. Sentir que você também escolhe fortalece a auto-estima.

14. Jamais tire férias ao ser desligada da empresa. Embora muita gente faça isso, porque vem de um ritmo puxado de trabalho, o momento não é propício.

Fonte: M de Mulher
Link: http://mdemulher.abril.com.br/carreira/cosmopolitan-brasil/como-arrumar-um-emprego-com-14-dicas-simples