Muitas pessoas não sabem como pedir demissão sem causar um mal estar com o chefe e os colegas de trabalho. Porém, com algumas atitudes, sua saída pode ser livre de qualquer problema. Veja como agir nessa situação:
1 – Avise com antecedência
Não saia sem antes avisar o seu chefe. Principalmente em empresas pequenas, um funcionário a menos faz muita diferença. Avise com antecedência e dê pelo menos um espaço de duas semanas para que eles possam encontrar alguém para te substituir. Se eles pedirem para que você dê algum tipo de treinamento para o novo funcionário, não negue: ajude a empresa que te acolheu.
2 – Faça um discurso simples e objetivo
Quando for dar a notícia para o seu chefe, não fique fazendo rodeios e enrolando muito para chegar ao ponto. Deixe bem claro o porquê de você querer sair, todas as coisas boas que a empresa te proporcionou, mas não fique falando sem parar. Mostre determinação e certeza no que está falando.
3 – Mantenha contato
Mesmo que você não precise mais manter contato com os seus antigos colegas de trabalho, é sempre bom “proteger” o seu network. Afinal, nunca se sabe quando você irá precisar de uma carta de recomendação ou a indicação para um novo serviço. Depois de uns meses, mande um email contando as novidades e pergunte como anda a empresa.
4 – Conte para os colegas de trabalho (mas não antes do seu chefe)
Não deixe que seus colegas de trabalho saibam da sua saída pelos outros: logo após conversar com o seu chefe, avise todos que trabalham com você.
5 – Documente a sua saída
Depois que você tiver se acertado com o seu chefe, escreva um documento com os termos de saída da empresa. Dessa forma, vocês dois estarão cientes das condições e evita qualquer tipo de confusão.
Fonte EXAME SA
Veja mais
Os 10 hábitos que costumam travar a carreira profissional
Psicanálise – Um novo recurso
Carreira profissional: tipos e dicas para ter sucesso