BEATRIZ IOLANDA

EMPREENDEDORISMO É O NOSSO FOCO!

FAPEG fomenta evento de economia rural

produtos_agricolasTem início no próximo domingo (27) o 52º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER). O evento é realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão e tem fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (FAPEG). O Congresso deste ano, que será realizado até o dia 30 de julho, tem como tema “Heterogeneidade e suas implicações no setor rural brasileiro”. A presidente da FAPEG, Maria Zaira Turchi, participará da cerimônia de abertura.

“A escolha do tema do evento é sempre uma questão complexa visto que, além de estar relacionado ao meio rural brasileiro, deve contemplar as áreas de Economia, Administração e Sociologia de forma interdisciplinar. Felizmente, a temática da heterogeneidade no meio rural atende a estas condições, principalmente no caso do Brasil, país marcado por fortes desigualdades sociais e econômicas”, afirma o presidente da SOBER, Marcelo José Braga, na página virtual do evento.

Segundo ele, as assimetrias na distribuição de capital físico e humano têm sido fatores determinantes na persistência histórica de elevada desigualdade da distribuição da renda e da pobreza no meio rural. “As políticas públicas têm um papel fundamental em promover a redução das disparidades no meio rural”, afirma. E ainda ressalta que existe urgência na formulação compatível de políticas de educação no meio rural, de assistência técnica e extensão rural, de um sistema tributário eficiente, e de infraestrutura e desenvolvimento territorial.

Congresso – O objetivo principal do evento é promover a reunião e facilitar a discussão de temas relacionados à agricultura, agronegócio e desenvolvimento rural do Brasil mediante participação de pesquisadores, técnicos, profissionais, instituições e formuladores de políticas públicas identificados com a economia rural, sociologia e administração Rural. Participarão do evento cerca de 1.500 pessoas. O Congresso contará com palestras, grupos de trabalho, painéis, sessões organizadas e minicursos.

Entre os temas a serem abordados estão ‘O agronegócio do Estado de Goiás ‘, ‘A agricultura familiar tem futuro: uma reflexão do Ano Internacional da Agricultura Familiar ‘ e ‘Jogos de empresas e aprendizagem vivencial: uma opção metodológica para o ensino de Administração e Economia Rural ‘. Também serão realizadas sessões de apresentações de trabalhos durante todo o evento.

O evento recebeu R$ 22,3 mil da FAPEG por meio da chamada pública nº01/2014 de apoio à realização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação no Estado de Goiás.

Fonte: FAPEG
Link: http://www.fapeg.go.gov.br/sitefapeg/index.php?option=com_content&view=article&id=591:fapeg-fomenta-evento-de-economia-rural&catid=34:comunicacao&Itemid=57