Com abertura da Copa no Dia dos Namorados, comércio teme prejuízo

dia-dos-namoradosBola na trave não altera o placar. Mas a estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, no dia 12 de junho, pode mudar a comemoração do Dia dos Namorados para alguns casais. Para evitar prejuízos, bares e restaurantes de São José dos Campos estão antecipando para data oferecendo opções especiais no próximo dia 11.

Segundo Antônio Ferreira Junior, presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (Sinhores), o Dia dos Namorados é a segunda data do ano mais importante para os restaurantes e o receio dos comerciantes é que o movimento caia neste ano. “É um dia que normalmente enche, que os empresários lucram, mas neste ano tivemos a infelicidade da data coincidir com a abertura da Copa e estamos adotando estratégias para driblar um possível prejuízo”, disse ao G1.

Como os jogos acontecem no final da tarde, Júnior acredita que os encontros entre amigos para assistir as partidas podem prejudicar a programação dos casais no fim da noite. “Na maioria dos casos não vai sobrar ânimo para os casais saírem depois disso. Nessa disputa entre Copa e Dia dos Namorados, a Copa deve sair ganhando”, avalia.

Ao antecipar as comemorações, proprietários de bares e restaurantes esperam uma ‘dobradinha’ nos lucros. Segundo Celso Córdoba, sócio-proprietário do Gogó da Ema, no centro da cidade, o estabelecimento terá opções especiais para os casais durante os dois dias. “Vamos ter uma noite romântica no dia 11, mas também vamos repetir no dia seguinte”, disse.

Nos dois dias, o estabelecimento será decorado e vai oferecer duas taças de champanhe para cada casal. No local, duas pessoas devem gastar em média R$ 50 reais para um jantar simples, segundo o proprietário.

No bar e restaurante Coronel, os casais – e também os solteiros – também poderão escolher entre os dois dias para comemorar a data. “Temos aqui a tradicional festa dos solteiros, que fazemos sempre na noite do dia 12 de junho. Neste ano, como o bar deve lotar por conta do jogo da Seleção, vamos fazer essa festa no dia 11”, disse. No dia 12, a expectativa é que o local fique lotado de torcedores.

Motéis
Enquanto os donos de bares e restaurantes estão incertos quanto a disputa entre futebol e Dia dos Namorados, os móteis em São José acreditam que os resultados na data serão positivos. Para Brasil Barros Porto, gerente do Class Motel, em São José, nem mesmo a ‘seleção canarinho’ deve interferir na programação dos casais.

“O movimento deve se manter, porque a busca pelo serviço acontece mais tarde. O Dia dos Namorados é uma data que todo mundo guarda e não vai ser deixada de lado por causa da Copa”, espera Porto.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2014/05/com-abertura-da-copa-no-dia-dos-namorados-comercio-teme-prejuiz.html