5 dicas para ser mais criativo na hora de empreender

31_empreender_e01 – Fique atento as novidades

O mundo está passando por uma transformação radical, trazida pelo crescimento constante da tecnologia. Tudo está ficando cada vez mais rápido, temos cada vez mais informação e conexão. A transformação não é uma opção, nunca vai desacelerar. O melhor a fazer é não se opor a isso, pelo contrário, usar toda essa tecnologia para encontrar soluções mais criativas para os maiores problemas do mundo.

Nenhum negócio hoje vai se sustentar se ele for planejado pensando no que vai acontecer em 2 ou 3 anos. Temos que projetar para 15 ou 20 anos na frente, porque esse poderá ser o cenário que vai estar acontecendo em 2 ou 3 anos. A evolução não é mais linear, mas exponencial e ela ultrapassa a nossa capacidade cerebral linear de projeção de futuro.

02 – Aposte em pessoas

Um simples e poderoso pensamento para empreender: o entendimento que o negócio é formado por pessoas e pela forte vontade delas de fazer coisas acontecerem. É um enfoque mais realista sobre o plano de negócios, colaboração e paixão. Qualquer tipo de planejamento é ferramenta, não é o que faz um negócio dar certo. O trabalho duro, consistente e determinado é o que faz o projeto acontecer.

03 – Tenha  paixão + Super-poderes

Paixão é o que move o mundo e o que faz você levantar da cama de manhã. Quando você consegue entender quais são as suas fortalezas, os seus super-poderes, coloca isso a favor da sua paixão e ainda soma um propósito positivo para a sociedade, a energia começa a fluir e o universo talvez conspire a seu favor.

Se você não é apaixonado pelo que faz, pare imediatamente.

04 – Busque se auto-conhecer 

A busca pelo auto-conhecimento é um dos fatores mais importantes, ela é determinante para você sentir que está no seu caminho, e só essa certeza vai te dar determinação e segurança para continuar nos momentos difíceis. Pesquise, busque conhecimento em lugares improváveis, não pare de estudar nunca, aprenda a meditar. Olhe para dentro, para o que está acontecendo e se desenvolvendo dentro de você. Aí está a resposta para encontrar a sua paixão e a forma de transformar ela em um business.

05 – Use a tecnologia a seu favor

Faça o seguinte exercício: pense em todas as suas tarefas diárias, pessoais e profissionais. Agora pense no que poderia ser automatizado, ou seja, feito por um sistema, software (ou feito por um robô).

Você vai perceber que talvez 80% do que você faz hoje poderia ser substituído por um robô. E isso provavelmente vai acontecer em um futuro próximo.

Existem algumas opções: você mesmo começa a automatizar seus processos, você começa a se desenvolver em um sentido mais criativo e estratégico (ou seja, tarefas mais mentais e menos braçais) ou, você pode não fazer nada e esperar seu negócio se desintegrar sem entender o porquê.

________________________________________________
Fonte: Revista Exame
Link: http://exame.abril.com.br/blogs/blog-da-voce-sa/2014/04/11/5-dicas-para-ser-mais-criativo-na-hora-de-empreender/