Por Camila Lam
É possível criar uma startup de sucesso durante um final de semana? Sim, é possível. A obra Startup Weekend – Como Levar uma Empresa do Conceito à Criação em 54 horas, de Marc Nager, Clint Nelsen e Franck Nouyrigat, traz conselhos dos autores para quem deseja tirar uma ideia do papel e empreender.
Os autores também são os codiretores do Startup Weekend, instituição sem fins lucrativos e apoiada pela Kauffman Foundation. Criado em 2007, o evento Startup Weekend é voltado para empreendedores, desenvolvedores e designers, que se reúnem para compartilhar ideias e criar empresas.
O evento já teve edições em mais de 500 cidades ao redor do mundo. Com a experiência dos eventos, os autores reuniram na obra dicas práticas e lições de empreendedorismo.
—
Siga-me nas redes sociais!
Informação de qualidade ao teu alcance!
—
Eles explicam, por exemplo, que na maioria das vezes, a troca de cartões em um evento não resulta em uma relação duradoura e não há troca de informações entre os presentes. O networking deveria ser orientado para que algo aconteça.
Um bom começo para tirar sua ideia do papel é treinar a maneira como ela é apresentada. Explicar a característica mais básica de sua ideia não significa ser simplista.
Para eles, uma das coisas mais importantes para uma startup é buscar uma equipe talentosa. As habilidades dos membros do time precisam ser complementares e os interesses de todos precisam ser claros e alinhados. Além disso, é preciso muita energia e entusiasmo por parte dos integrantes.
—
Siga-me nas redes sociais!
Informação de qualidade ao teu alcance!
—
Os autores acreditam que o modelo de negócios ideal para uma startup é seguindo o conceito de lean startup. Quanto mais enxuto, melhor. Além disso, os autores ressaltam a importância do desenvolvimento do cliente para o sucesso de um negócio.
Entrevistar clientes potenciais, integrar o feedback ao produto e construir uma base de fãs e futuros clientes são alguns critérios de avaliação. Eles ensinam que a melhor maneira de tirar o máximo do público-alvo é fazer perguntas que não possam ser respondidas com um “sim” ou “não”. Ao invés de perguntar sobre a característica e o benefício, o ideal é questionar o que é mais interessante em relação a determinada característica.
—
Siga-me nas redes sociais!
Informação de qualidade ao teu alcance!
—
Startup Weekend – Como Levar uma Empresa do Conceito à Criação em 54 horas
Reúne práticas e lições para empreendedores que desejam criar startups.
Autores: Marc Nager, Clint Nelsen e Franck Nouyrigat
Editora: Alta Books
—
Siga-me nas redes sociais!
Informação de qualidade ao teu alcance!
—
Fonte: Exame.abril.com.br
Veja mais
O que é a carreira profissional?
Os 10 hábitos que costumam travar a carreira profissional
Psicanálise – Um novo recurso