10 hábitos de pessoas organizadas

imagesCAQ8C60FOrganização é uma palavra que assunta muitas pessoas, especialmente no fim do ano, quando todas as responsabilidades e pressões parecem aumentar de proporção e alcance. Para ajudar você a resolver esse problema, seja na área financeira, no trabalho ou nos estudos, separamos 10 dicas que irão fazer toda a diferença em sua rotina. Confira:

1. Fique longe das liquidações

A não ser que você tenha economizado o ano inteiro para o período de liquidações e esteja sem dívidas para saldar, passe bem longe de todos os shoppings e lojas de departamentos que podem fazer com que você comece o ano seguinte com a conta no vermelho. Planeje seus gastos com antecedência e não deixe que seu cartão de crédito seja controlado pela impulsividade.

2. Faça as pazes com a imperfeição

Tentar completar todas as suas atividades com a maior perfeição possível é um passo certo para o estresse e frustração. Busque aceitar o fato de que nem todas as coisas podem ser feitas como você gostaria e dedique essa energia para aquilo que realmente importa.

3. Nunca use a categoria “Diversos”

Seja para organizar um arquivo no e-mail, uma pasta de materiais escolares ou uma gaveta em sua casa, nunca utilize a categoria “diversos” para juntar vários itens aleatórios em um único local. Procure separar um espaço específico para cada item, pois em uma semana você já terá esquecido o que colocou nesse recipiente.

4. Separe tempo para arrumar a bagunça

Não espere que a arrumação seja feita de última hora por conta de uma mudança ou outro imprevisto. Busque programar organizações a cada seis meses ou uma vez por mês, dependendo daquilo que precisa ser arrumado.

5. Não perca tempo

É claro que você deve fazer pesquisas antes de adquirir produtos, de maneira que consiga os melhores preços e materiais. Não exagere na busca pelo melhor, porém. Perder tempo e dinheiro com algo que pode ser resolvido de maneira prática é o mesmo que pagar caro.

6. Crie um espaço da bagunça

Certas coisas simplesmente não têm lugar para ficar ou você não tem o tempo necessário para organizá-las no momento. Resolva essa situação com um espaço da bagunça. Pode ser um quartinho, gaveta ou pasta. Depois, quando tiver tempo, você poderá organizar com mais calma e paciência.

7. Peça ajuda

Não seja orgulhoso ou tenha vergonha de pedir a ajuda das pessoas. Se você precisa se organizar e não tem como cumprir essa tarefa sozinho, recrute ajudantes.

8. Separe as emoções de suas posses

É saudável se apegar a determinados itens, como uma lembrança de uma viagem especial ou uma herança. O problema, porém, é não saber que coisas quebradas e descartáveis devem ser doadas ou jogadas foras e não acumuladas em sua casa ou no quarto de visitas.

9. Evite problemas

Você não sairia de casa sem guarda-chuva em um dia com céu nublado, não é mesmo? Da mesma maneira, procure evitar e até mesmo prever problemas para que sua organização esteja pronta para enfrentá-los.

10. Compartilhe!

Para que guardar roupas que você não usa mais ou livros que não irá ler novamente em gavetas e prateleiras esquecidas? Doe materiais que você sabe que não são mais necessários e compartilhe com pessoas que realmente precisam do que você tem.

Fonte: Universia.com