Organização é uma palavra que assunta muitas pessoas, especialmente no fim do ano, quando todas as responsabilidades e pressões parecem aumentar de proporção e alcance. Para ajudar você a resolver esse problema, seja na área financeira, no trabalho ou nos estudos, separamos 10 dicas que irão fazer toda a diferença em sua rotina. Confira:
1. Fique longe das liquidações
A não ser que você tenha economizado o ano inteiro para o período de liquidações e esteja sem dívidas para saldar, passe bem longe de todos os shoppings e lojas de departamentos que podem fazer com que você comece o ano seguinte com a conta no vermelho. Planeje seus gastos com antecedência e não deixe que seu cartão de crédito seja controlado pela impulsividade.
2. Faça as pazes com a imperfeição
Tentar completar todas as suas atividades com a maior perfeição possível é um passo certo para o estresse e frustração. Busque aceitar o fato de que nem todas as coisas podem ser feitas como você gostaria e dedique essa energia para aquilo que realmente importa.
3. Nunca use a categoria “Diversos”
Seja para organizar um arquivo no e-mail, uma pasta de materiais escolares ou uma gaveta em sua casa, nunca utilize a categoria “diversos” para juntar vários itens aleatórios em um único local. Procure separar um espaço específico para cada item, pois em uma semana você já terá esquecido o que colocou nesse recipiente.
4. Separe tempo para arrumar a bagunça
Não espere que a arrumação seja feita de última hora por conta de uma mudança ou outro imprevisto. Busque programar organizações a cada seis meses ou uma vez por mês, dependendo daquilo que precisa ser arrumado.
5. Não perca tempo
É claro que você deve fazer pesquisas antes de adquirir produtos, de maneira que consiga os melhores preços e materiais. Não exagere na busca pelo melhor, porém. Perder tempo e dinheiro com algo que pode ser resolvido de maneira prática é o mesmo que pagar caro.
6. Crie um espaço da bagunça
Certas coisas simplesmente não têm lugar para ficar ou você não tem o tempo necessário para organizá-las no momento. Resolva essa situação com um espaço da bagunça. Pode ser um quartinho, gaveta ou pasta. Depois, quando tiver tempo, você poderá organizar com mais calma e paciência.
7. Peça ajuda
Não seja orgulhoso ou tenha vergonha de pedir a ajuda das pessoas. Se você precisa se organizar e não tem como cumprir essa tarefa sozinho, recrute ajudantes.
8. Separe as emoções de suas posses
É saudável se apegar a determinados itens, como uma lembrança de uma viagem especial ou uma herança. O problema, porém, é não saber que coisas quebradas e descartáveis devem ser doadas ou jogadas foras e não acumuladas em sua casa ou no quarto de visitas.
9. Evite problemas
Você não sairia de casa sem guarda-chuva em um dia com céu nublado, não é mesmo? Da mesma maneira, procure evitar e até mesmo prever problemas para que sua organização esteja pronta para enfrentá-los.
10. Compartilhe!
Para que guardar roupas que você não usa mais ou livros que não irá ler novamente em gavetas e prateleiras esquecidas? Doe materiais que você sabe que não são mais necessários e compartilhe com pessoas que realmente precisam do que você tem.
Fonte: Universia.com
Veja mais
4º Leilão Água Vermelha Mangalarga
O que é a carreira profissional?
Os 10 hábitos que costumam travar a carreira profissional