A prestação de serviços para o exterior também exige a emissão de notas fiscais. O prestador de serviços precisa emitir uma nota fiscal no Brasil e uma invoice para o exterior.

o que é invoice?

A tradução de invoice é nota fiscal ou fatura. É o documento usado para faturar serviços prestados ou contratados, e produtos comprados ou vendidos no exterior. A invoice é fornecida por aquele que presta o serviço ou vende o produto.

Na invoice estão a descrição do produto ou serviço, a quantidade, o preço e forma de pagamento, por exemplo. Se você está comprando um produto ou contratando um serviço no exterior, a invoice estará na língua do país de origem.

Emitir a nota fiscal é uma forma de garantir a legalidade dos processos comerciais e que o estabelecimento está cumprindo as leis. A aplicação dos tributos se inicia na emissão da nota e é uma forma de atestar que o negócio paga os impostos devidamente.

Além de ser um requisito obrigatório, a nota fiscal transmite mais confiança e credibilidade, pois é por meio da nota que é possível prestar assistência caso ocorra algum problema, isso é um ponto positivo para ter a fidelidade dos clientes.

A emissão da nota fiscal também é aplicável ao mercado exterior, que é mais rigoroso e exige o procedimento correto e garantias em caso de imprevistos. Ou seja, a nota fiscal é indispensável para qualquer estabelecimento e proporciona benefícios e a consciência tranquila de que está tudo correto e dentro dos requisitos legais.

O que uma invoice precisa conter?

Na invoice estão a descrição do produto ou serviço, a quantidade, o preço e forma de pagamento

 Como pagar uma Invoice?

O pagamento é feito por transferência internacional. Com o valor e os dados da Invoice você envia o valor descrito para a conta do exterior.

Para fazer o pagamento de uma Invoice, siga os passos abaixo:

  1. Faça o cadastro em um site de remessas
  2. Informe a natureza da operação
  3. Crie uma história com os dados da conta destino
  4. Faça o upload da invoice
  5. Pague via TED (transferência bancária entre contas de titulares diferentes dentro do prazo

Quais são as taxas cobradas?

Todos os pagamentos têm cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 0,38% sobre o valor da nota. Para algumas naturezas também há cobrança de imposto de renda.

Fontes: Remessa online, Agencia Brasil, Blog do contador, Contanet