Comentários negativos ou preocupações desnecessárias podem ser “o fim da linha” para uma reunião de emprego. Confira abaixo as cinco frases que devem sempre ser evitadas em reuniões e encontros profissionais:
1. “Eu não consigo.” (Pode-se acrescentar qualquer final na frase.)
A frase “Eu não consigo” é o assassino de um profissional. É apenas outra maneira de dizer que não fará o necessário para terminar uma determinada atividade. Além disso, faz parecer que você quer evitar a responsabilidade de um projeto. Nunca diga que não consegue, e sim que fará o máximo para conseguir.
2. “Não é assim que se faz.”
Ideias revolucionárias nunca vieram do “jeito que se faz”. No mercado de trabalho, é preciso sempre destacar-se e pensar diferente da maioria, além de “pisar fora da linha” pode ser melhor do que seguir sempre um padrão.
3. “Isso é impossível.”
Se até Audrey Hepburn já disse que nada é impossível, quem somos nós para dizer isso a algum de nossos gestores? Nós apenas somos limitados por aquilo que colocamos como impossível, o que torna a frase mais uma maneira de evitar a responsabilidade.
4. “Se tivéssemos dinheiro…”
Todo funcionário sonha com todas as possibilidades que teria se a empresa tivesse uma conta cheia de dinheiro, mas nem sempre essa é a realidade. Portanto, é necessário acostumar-se com a quantia disponível e fazer o melhor com isso, além de lembrar-se que as maiores empresas já começaram com uma quantia pequena.
5. “O problema é…” (Novamente acresce qualquer final.)
A única maneira de tornar a palavra “problema” adequada para uma situação profissional é se a frase for “eu encontrei uma solução para o problema”. Se a empresa possui algum problema, ele provavelmente já foi identificado e não é necessário apontá-lo novamente.
Fonte Exame Abril
Veja mais
O que é a carreira profissional?
Os 10 hábitos que costumam travar a carreira profissional
Psicanálise – Um novo recurso