BEATRIZ IOLANDA

EMPREENDEDORISMO É O NOSSO FOCO!

NEGÓCIO POLÊMICO: Bifes de Carne Humana aprovados em breve

O ditado “você é o que você come” pode em breve se tornar muito mais literal.

Um “kit de refeição DIY” para o cultivo de bifes feitos de células humanas foi recentemente nomeado para “design do ano” pelo Design Museum, com sede em Londres.

Batizado de Bife Ouroboros em homenagem ao símbolo circular de uma cobra se alimentando com o rabo, o kit hipotético viria com tudo de que alguém precisa para usar suas próprias células para cultivar bifes de carne humana em miniatura.

“As pessoas pensam que comer a si mesmo é canibalismo, o que tecnicamente não é”, disse Grace Knight, uma das designers, à revista Dezeen .

Antes de sair correndo para pegar sua carteira, saiba que este não é um produto disponível para compra. Ele foi criado pelo cientista Andrew Pelling, o artista Orkan Telhan e Knight, um designer industrial, a pedido do Museu de Arte da Filadélfia para uma exposição no ano passado.

“O crescimento próprio garante que você e seus entes queridos sempre saibam a origem de seu alimento, como foi criado e que suas células foram adquiridas de forma ética e consensual”, afirma um site do produto imaginado.

O projeto foi feito como uma crítica à indústria de carne cultivada em laboratório, que, segundo os designers, a revista Dezeen não é tão amiga dos animais quanto se poderia esperar. A carne produzida em laboratório depende de soro fetal bovino para culturas de células animais, embora algumas empresas tenham afirmado ter encontrado alternativas. O FBS é feito de sangue de feto de bezerro após o abate de vacas grávidas.