Seja para quem acabou de se formar e busca encontrar o primeiro emprego ou para quem não está feliz na sua função, decidir qual carreira profissional seguir gera sempre muitas dúvidas. A escolha depende de diversos fatores que vão muito além do cargo a ser ocupado.
As habilidades que devem ser desenvolvidas, quais as chances de crescimento na profissão, o seu gosto pessoal, sua formação, capacidade de produzir e como está o mercado de trabalho são algumas variáveis que podem influenciar no seu sucesso profissional.
Se você está buscando construir uma carreira e quer saber um pouco mais sobre o tema, confira o post de hoje!
O que é uma carreira?
A carreira pode ser definida como a trajetória completa que um indivíduo percorre ao longo de sua vida profissional, incluindo cargos, empresas contratantes, conhecimento acumulado, habilidades desenvolvidas, como as soft skills, escolhas acadêmicas e desafios enfrentados, por exemplo.
A carreira pode ser definida como a trajetória completa que um indivíduo percorre ao longo de sua vida profissional, incluindo cargos, empresas contratantes, conhecimento acumulado, habilidades desenvolvidas, escolhas acadêmicas e desafios enfrentados, por exemplo.
É muito comum as pessoas associarem uma jornada de sucesso com altos cargos em uma empresa ou em ter um negócio rentável, mas hoje em dia, muitos priorizam trabalhar com o que gosta e ainda ter tempo livre para si e para família e amigos. Por isso, a escolha dessa jornada é importante para criar expectativas de crescimento no seu trabalho, mas também influencia no relacionamento pessoal com os mais próximos e no seu bem-estar.
O que é plano de carreira?
Já o plano de carreira é um planejamento estratégico para traçar metas e objetivos em um cargo. É uma forma de ampliar os horizontes e definir uma estrutura mais definida de onde se quer chegar e o que é preciso para isso. Pode ser aplicado tanto para funcionários de uma empresa, quanto para aqueles que trabalham de forma autônoma.
Quais são os tipos de carreira?
A realização profissional é algo pessoal que pode ter diferentes significados de pessoa para pessoa. Cada um pode escolher uma profissão que se adapte melhor às suas habilidades, crenças, perfil, valores e conhecimentos. Por isso existem diversos tipos para seguir, conheça as principais:
1. Carreira profissional
A palavra “carreira” é quase sempre associada a “profissional”, mas esse é apenas um dos tipos de trajetórias que uma pessoa pode optar. Ela é seguida por quem busca estabelecer um vínculo empregatício com uma empresa privada ou pública.
Neste modelo, o trabalhador segue uma jornada de trabalho estabelecida pela empresa e exerce determinada função em um cargo, sendo remunerada com um salário mensal e benefícios trabalhistas. Geralmente os interessados devem concorrer a uma vaga enviando seu currículo e passando por processos seletivos que podem ter diferentes etapas dependendo da empresa.
2. Carreira política
Para pessoas que são comunicativas, bem relacionadas e veem na política uma forma de mudar a realidade, essa carreira pode ser uma boa opção! Ela está relacionada aos cargos eletivos, que são aqueles que dependem do voto da população de determinada região, envolvida em criar leis e implementar políticas públicas em busca de uma sociedade mais igualitária.
3. Carreira empreendedora
Ao contrário da carreira profissional, a empreendedora não possui vínculo empregatício. Aqui o profissional assume a gestão de um negócio próprio, que pode ser em sociedade, de diferentes portes e nichos diferentes. Para seguir essa jornada profissional é preciso ter perfil de liderança, iniciativa, autogestão e organização.
4. Carreira proteana
A carreira proteana é um conceito recente, resultado das mudanças observadas na relação entre empresa e empregado. Neste modelo, os profissionais são protagonistas da sua trajetória e responsáveis por elaborar um plano que atenda suas necessidades, habilidades e valores.
5. Carreira artística
A carreira artística abrange profissões como artistas plásticos, atores, cantores, dançarinos, compositores, escultores, entre outros. Ela depende de talentos, mas também de muita dedicação, conhecimento de habilidades técnicas e treino. Assim como a maioria das profissões, para ter o reconhecimento do trabalho e conquistar o sucesso é preciso ter uma boa rede de relacionamentos.
6. Carreira acadêmica
A carreira acadêmica é indicada para quem gosta de estudar um tema em específico e de lecionar. Geralmente se inicia com a graduação e segue nos níveis de escolaridade mestrado e doutorado. Além de atuar como professor, essa opção também pode englobar pesquisas científicas em universidades.
7. Carreira portfólio
A carreira portfólio também é chamada de múltiplas carreiras ou slash carrer. É formada por atividades e competências diversificadas, que permite uma pessoa fazer várias coisas ao mesmo tempo, visando aproveitar suas habilidades e oportunidades de trabalho.
Carreira x profissão x emprego
Apesar de estarem relacionados, essas três palavras definem conceitos diferentes. Vamos usar o seguinte exemplo para ficar mais claro:
Paulo é agrônomo e trabalha como responsável técnico em uma indústria de adubos. Tem experiência no cargo de gestão em uma empresa de nível mundial e pós-graduação em melhoramento genético. Já trabalhou como vendedor em uma loja agropecuária.
O texto acima completo se refere a carreira de Paulo, ou seja, a sua trajetória profissional até o momento. A profissão é a ocupação, seguindo nosso exemplo, agrônomo, e o emprego pode ser resumido no cargo de responsável técnico.
É mais provável que você escolha a profissão que vai seguir do que a carreira, pois este último não depende apenas das suas decisões, mas também de fatores externos, experiências e oportunidades no mercado de trabalho.
Como planejar uma carreira profissional de sucesso
Como já deixamos bem claro durante o texto, existem diversas possibilidades de caminhos que podem direcionar sua trajetória profissional. Mas algumas dicas podem te ajudar a se posicionar diante dos acontecimentos sazonais e moldar sua carreira para chegar no objetivo que deseja, confira:
Esteja aberto ao conhecimento
Já se foi o tempo em que fazer um curso ou uma faculdade bastava para ser um profissional bem-sucedido. O mercado de trabalho está em constante movimento e quem não quer perder seu espaço e continuar crescendo, precisa sempre se atualizar e estar pronto para adquirir novas habilidades e conhecimentos.
Considere as possibilidades
Caso existam outros caminhos que também te levem ao objetivo que você traçou, que tal mudar o rumo da sua carreira? As diferentes oportunidades e os desafios podem surgir, com certeza vão ser uma bagagem valiosa e vão te ajudar a crescer ainda mais profissionalmente.
Mantenha uma rede de contatos
O famoso networking é importante em qualquer tipo de carreira que escolha seguir. Uma boa rede de contatos é a chave para ter o seu trabalho reconhecido e ficar atento às possibilidades que podem surgir profissionalmente.
Esteja sempre à disposição dos seus colegas e conhecidos, não somente quando precisar! Troque informações, ofereça ajuda e mantenha um bom relacionamento.
Se for preciso, faça uma transição de carreira
Muitas vezes a escolha de uma profissão ocorre precocemente na escolha do curso da faculdade. Por isso, pode ser que a prática do que você escolheu não seja tão atrativa quanto a teoria e você esteja em um trabalho que não te faz feliz. E tudo bem! Pois toda essa trajetória inicial te trouxe experiências.
Você pode fazer uma transição de carreira e escolher algo que tenha mais a ver com o seu perfil e com seus objetivos profissionais e de vida. Essa é uma opção tanto para os jovens que acabaram de iniciar uma profissão, quanto para aqueles que já são experientes, mas não vêem mais oportunidades de crescimento na sua área.
.
.
.
.
Agencia Brasil
Veja mais
O que é a carreira profissional?
Os 10 hábitos que costumam travar a carreira profissional
Psicanálise – Um novo recurso