Construir uma marca pessoal devia ser preocupação de todos os profissionais. Contudo, é preciso que ela seja criada da maneira correta ou pode representar riscos na sua carreira. Se você quer investir nisso e não sabe quais são os próximos passos, confira uma lista com 5 dicas simples que podem ajudá-lo a passar pelo processo da maneira correta.
1. Acredite no seu valor
Se você não acredita no seu valor como profissional, como espera se vender como alguém capaz e confiante? Pare de se depreciar e confie mais nas suas habilidades. Só dessa maneira você passará uma imagem confiante e conseguirá atrair mais oportunidades para você.
2. Tenha cuidado com as mídias sociais
A maior sabotagem na marca pessoal é cometer gafes nas redes sociais. Pense bem antes de contribuir com a sua opinião em grupos no LinkedIn, fique atento às fotos em que você está marcado no Facebook e não evite brincadeiras polêmicas no Twitter. Lembre-se: os recrutadores verificam tudo sobre um candidato. Eles querem conhecer a sua personalidade e a melhor maneira de fazer isso é por meio da sua presença online.
3. Vá a eventos de network com objetivos
Mesmo que esse tipo de evento possa ser extremamente entediante, é lá que você vai conhecer pessoas capazes de impulsionar sua carreira. Contudo, para ser bem-sucedido nesses eventos é necessário ter seus objetivos em mente. Não fique perdido, pulando de uma pessoa para outra e fazendo apresentações desnecessárias. Pense no que você quer para a sua carreira e identifique no evento as pessoas capazes de leva-lo até os seus objetivos. Estabeleça contato primeiro com elas.
4. Dê valor aos outros
Embora você deva manter o foco na sua carreira, alcançar o sucesso e desenvolver uma marca pessoal é muito mais que pensar apenas em você. Você chegará muito mais longe se puder contar com a ajuda de outros profissionais e para que eles estejam dispostos a fazer algo por você é fundamental que você reconheça o valor que eles têm. Lembre-se sempre de elogiar ou destacar um comportamento positivo, agradeça toda lembrança a seu respeito e coloque-se à disposição para fazer algo por esses contatos.
5. Saiba a hora certa de parar
Em alguns momentos é necessário sair de cena para que as pessoas se lembrem de você. Essa é uma tarefa muito difícil, uma vez que sair de cena significa deixar os contatos de lado. Contudo, isso pode representar muitos benefícios para a sua carreira. O segredo, nesse caso, é encontrar a medida certa. Não desapareça completamente, para que as pessoas não se esqueçam de você. Mas dê espaço para os seus contatos.
Fonte universia
Veja mais
Os 10 hábitos que costumam travar a carreira profissional
Psicanálise – Um novo recurso
Carreira profissional: tipos e dicas para ter sucesso