Com a rotina agitada fica quase impossível não se atrasar para nenhum compromisso ou perder prazos. Mas, quando você precisar dar uma explicação pelo seu erro, lembre-se que o ideal é nunca dar desculpas. Muitas vezes, essas mentiras podem “sair pela culatra”, e isso é péssimo para a sua reputação dentro do ambiente de trabalho.
Confira a seguir algumas desculpas que você NUNCA deve usar no trabalho:
1. “A culpa é do transporte público”
Sim, o trem ou o ônibus podem atrasar, e não há nada que você possa fazer sobre isso. Mas se isso acontecer nove vezes no mês, algo está estranho com o seu meio de transporte. Neste caso, procure ser honesto. Pode parecer arriscado, mas isso mostra que você tem coragem para confessar seus erros.
2. “Eu estou esperando a resposta de outra pessoa”
Em algumas situações dependemos de outras pessoas. Se este é o seu caso, a melhor opção é solucionar o problema sozinho ou então documentar que você realmente tentou resolver esse problema. O seu chefe não vai gostar de receber uma resposta dessas. A melhor coisa é relatar a situação para o seu chefe e explicar nos mínimos detalhes todo o procedimento.
3. “Eu não sei como resolver”
A sua função não é passar o problema para o seu chefe. Se você não sabe como resolver essa situação, a dica é procurar a ajuda de outros profissionais. Tente descobrir como lidar com o problema. Se você não está conseguindo realizar o seu trabalho, faça perguntas. O seu chefe está ciente de que você não sabe como fazer tudo, mas ele não está disposto a solucionar isso para você. A ideia é se desenvolver profissionalmente e tomar alguma iniciativa.
Fonte: Universia.com
Veja mais
Os 10 hábitos que costumam travar a carreira profissional
Psicanálise – Um novo recurso
Carreira profissional: tipos e dicas para ter sucesso