O Pequenas Empresas & Grandes Negócios deste sábado (12) apresenta uma edição especial com histórias de empreendedores que aliam criatividade, tradição e tecnologia para transformar seus negócios e se destacar no mercado.
Direto de São Paulo, conhecemos a trajetória dos irmãos Caio e Felipe Wolga, fundadores de uma empresa de tatames que começou de forma artesanal e hoje cresce em escala nacional. Ex lutador de jiu-jitsu, Caio se uniu ao irmão para criar um tatame sem emendas, feito com materiais reciclados como o pó de pneus descartados.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_b58693ed41d04a39826739159bf600a0/internal_photos/bs/2025/d/m/yGM7y3RMiyDTKenfFlgA/assets-fotos-489-tecnologia-tradicao-e-criatividade-impulsionam-negocios-brasil-afora-no-pequenas-empresas-grandes-negocios-deste-sabado-0d0dfdbd349e.jpg)
O apresentador Pedro Lins conversa com os irmãos Caio e Felipe Wolga, que explicam como transformaram a produção artesanal de tatames em um negócio em expansão — Foto: Globo/ Divulgação
Hoje, o produto tem tecnologia antimicrobiana patenteada e garante mais higiene e facilidade na limpeza. Com uma fábrica própria, equipes de instalação em várias regiões e planos de exportação, os irmãos mostram como inovação e experiência esportiva podem se transformar em um negócio de sucesso.
De Curitiba, conhecemos Maycon Aram, designer e barista que desenvolveu uma cafeteira manual e sustentável, sem necessidade de energia elétrica, filtros ou cápsulas. A inovação conquistou o público em campanhas de financiamento coletivo e já chegou ao mercado internacional.
Com uma linha própria de acessórios e cursos voltados ao consumo consciente do café, Maycon transforma sua paixão em um negócio criativo e global. Outro destaque vem do setor óptico, liderada por Rafael Jong Ho Lee, em São Paulo. Com origem familiar no setor, ele assumiu o comando do negócio e apostou na modernização dos processos e em parcerias com franquias nacionais para expandir sua rede de óticas.
A empresa se adaptou rapidamente às transformações do varejo com o uso de tecnologias como links de pagamento e maquininhas inteligentes, especialmente durante a pandemia. Já em Goiás, Milena Curado apresenta sua marca de roupas que valoriza o bordado tradicional da região e foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_b58693ed41d04a39826739159bf600a0/internal_photos/bs/2025/g/I/HBAf9KRDeNDXHJaaBZTw/assets-fotos-489-tecnologia-tradicao-e-criatividade-impulsionam-negocios-brasil-afora-no-pequenas-empresas-grandes-negocios-deste-sabado-910b0d048108.jpg)
A empresária Milena Curado apresenta sua marca de roupas que valoriza o bordado tradicional da região, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Goiás — Foto: Globo/ Divulgação
Além da proposta estética e cultural, Milena lidera um projeto social que capacita reeducandos da Unidade Prisional da região a produzir peças bordadas, promovendo inclusão, renda e reintegração social. O impacto da iniciativa também alcança suas famílias e a comunidade local.
No quadro “Como Não Pensei Nisso Antes?”, o PEGN apresenta uma startup criada por Lewan Sousa Barbosa para resolver um dos maiores incômodos de quem viaja: carregar malas. A empresa desenvolveu um sistema de transporte de bagagens com tags inteligentes e aplicativo, que permite que as malas sejam coletadas nas esteiras dos aeroportos e entregues diretamente no destino do passageiro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_b58693ed41d04a39826739159bf600a0/internal_photos/bs/2025/t/k/b9z6dBS5y4KiNPvXFz9w/assets-fotos-489-tecnologia-tradicao-e-criatividade-impulsionam-negocios-brasil-afora-no-pequenas-empresas-grandes-negocios-deste-sabado-609e3f50de73.jpg)
Lewan Sousa Barbosa conta ao PEGN como surgiu a ideia de criar sua startup voltada ao transporte de malas durante viagens — Foto: Globo/ Divulgação
A operação está em fase de testes, já conta com aprovação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e tem expectativa de lançamento no Aeroporto de Confins (MG).
O Pequenas Empresas & Grandes Negócios vai ao ar neste sábado (12) e tem direção geral de Fernanda Telles, produção executiva de Gabriel Jacome, coordenação de produção de Aline Gutierrez e redação final de Cristiane Ballerini.
https://redeglobo.globo.com/tvcentroamerica/noticia/tecnologia-tradicao-e-criatividade-impulsionam-negocios-brasil-afora-no-pequenas-empresas-and-grandes-negocios-deste-sabado.ghtml
Veja mais
Edital da FINEP vai escolher soluções de IA para resolver desafios do serviço público
Goiás registra recorde de ideias inscritas no Centelha 3 e amplia força da inovação no
7° Encontro do V Ciclo de Estudos e Debates sobre política e financiamento da educação