BEATRIZ IOLANDA

EMPREENDEDORISMO É O NOSSO FOCO!

Projeto do Senai apoiado pela Finep transforma bagaço de pequi em produtos de alto valor

O Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, de Goiânia, conquistou a etapa Centro-Oeste do Prêmio Finep de Inovação 2025, na categoria Cadeias Agroindustriais Sustentáveis, com o projeto “Soluções Tecnológicas para o Aproveitamento Integral do Babaçu e Pequi”.

A iniciativa é um marco na bioeconomia do Cerrado. Seu objetivo é transformar resíduos em ingredientes e produtos de alto valor agregado, promovendo sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico.

Anualmente, 60% da massa do pequi, fruto simbólico do Cerrado, era descartada. O projeto do Senai Goiás reverteu esse cenário, desenvolvendo o aproveitamento integral do pequi e do babaçu. Os resultados dessa pesquisa são notáveis, abrangendo desde a extração de pectina, esferas esfoliantes e carvão ativado para cosméticos, até a geração de biomassa proteica para alimentos plant-based, como uma “carne vegetal” rica em vitaminas e proteínas. Além disso, o projeto permite a obtenção de óleos vegetais ricos em antioxidantes e ácido láurico a partir das sementes de babaçu.

O projeto gera impacto social significativo, atendendo mais de 7 mil famílias de agricultores familiares e extrativistas em 200 comunidades, em parceria com o Centro de Desenvolvimento Agroecológico do Cerrado (Cedac). A tecnologia é transferida para a base da cadeia produtiva, fortalecendo o desenvolvimento local e a geração de renda.

Reconhecimento apoio da Finep

O Prêmio Finep de Inovação 2025 na etapa Centro-Oeste consolida o projeto como um dos mais relevantes em inovação e sustentabilidade na região. O prêmio, o mais tradicional reconhecimento nacional, destaca projetos que conectam a pesquisa com benefícios diretos para o setor produtivo.

A Finep tem um papel crucial no fomento à inovação. Entre 2023 e 2025, a Financiadora investiu mais de R$ 2,3 bilhões em mais de 300 projetos contratados no Centro-Oeste, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento científico e tecnológico em áreas estratégicas como a bioeconomia e as cadeias agroindustriais sustentáveis [2].

Com a vitória regional, o projeto do Senai avança para a etapa nacional do Prêmio Finep de Inovação 2025, que será realizada em dezembro, em Brasília.

 

Fonte: FINEP