A Inteligência Artificial (IA) reaparece como destaque da Febraban Tech desse ano, depois de ter sido bastante discutida na edição de 2023. O assunto, aliás, é tema central do evento e faz parte da abertura do congresso, com lideranças de cinco grandes bancos nacionais.
A melhor dica é navegar pela agenda do evento, fazendo um filtro de subtemas ligados à IA, de acordo com o seu interesse.
De qualquer forma, listamos algumas das opções de conteúdo disponíveis nos três dias de evento: 25, 26 e 27 de junho.
IA Responsável na Febraban Tech
A primeira delas oferece uma visão panorâmica, com as lideranças do Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Santander e BTG Pactual. Eles vão avaliar as experiências de suas instituições no uso dos recursos da IA e as expectativas com o avanço da tecnologia. O debate começa às 11h no auditório Febraban.
No mesmo dia, mas um pouco mais técnica, a palestra Hiperautomação, dados e inteligência artificial para análise de crédito aborda a sinergia entre Data Science e Hiperautomação no contexto financeiro. A ideia é apresentar estratégias para treinar e gerar modelos que aprimorem a tomada de decisões e impulsionar a eficiência operacional.
Além de uso futuro, a IA é uma prática real e os resultados disso vão ser abordados em outra apresentação, também no dia 25. Trata-se de um balanço de ganhos com a IA, tema da discussão na mesa O que os bancos aprenderam (e ganharam) no último ano com a IA. O debate discute desde prevenção de fraudes até a personalização de serviços.
Aliás, a hiperpersonalização poderá ser melhor entendida com o painel Há uma IA para tudo?! A hiperpersonalização a serviço do cliente, que volta a bater na tecla da IA Responsável na Febraban Tech, inclusive para a transformação dos negócios.
Para os interessados na regulamentação para implementar a IA, o primeiro dia da Febraban Tech traz o painel Inovação + proteção: o desafio da regulamentação na implantação da IA, que também acontece no primeiro dia do evento (25/6). Especialistas no tema vão abordar questões como a garantia à privacidade, inibição de práticas discriminatórias e amparo à inovação.
Ainda no mesmo dia, a mesa Reescrevendo os modelos de negócios com IA analisará como o setor de mídia está usando a tecnologia em para dar suporte aos jornalistas, como foco nos benefícios do IA para o setor. O encontro trará experiência como o da Associated Press e do grupo alemão Axel Springer.
Imersão técnica na IA no dia 26/5
A revolução da IA, do ponto de vista dos principais executivos, é outra forma de entender o assunto, a partir da avaliação de seis CIOs de grandes bancos. A discussão acontece dia 26, com o painel A disrupção da IA no setor financeiro na visão dos CIOs dos bancos, que será apresentado na parte da manhã.
No período da tarde do dia 26, os participantes podem escolher o melhor ângulo para entender a Inteligência Artificial. No painel Gerar vantagens com produtos com tecnologia de GenAI, a discussão é onde e como agregar valor com tanta informação disponível.
Já a mesa Como a IA vai alavancar o embedded finance (e quais os desafios que ela cria?) mostra como a IA está reformulando as experiências digitais por meio de serviços financeiros integrados. A discussão também vai endereçar as complexidades técnicas e regulatórias que surgem com essa mudança.
Fintechs vencedoras fecham último dia do evento
Os gestores interessados em melhorar o desempenho de suas equipes têm um encontro com o tema no dia 27, a partir do painel Impacto da IA: o poder da IA na produtividade de sua equipe de TI. O objetivo é mostrar como o uso estratégico da IA generativa é capaz de transformar a jornada do desenvolvimento de software ao combinar ferramentas que aceleram o processo, aumentam a produtividade e potencializam a eficiência das equipes de TI.
O tema cibersegurança é outro foco de atenção dos especialistas em IA durante a Febraban. A discussão acontece na tarde do dia 27 e traz a visão dos bancos sobre o futuro da segurança cibernética com uso de recursos de IA. Anote: Impactos da IA na cibersegurança do setor financeiro.
Nessa mesma pegada, a palestra Ataques com IA: Chatbots mentirosos, deep fakes e muito mais… apresenta a experiência da IBM em combater os efeitos de seis tipos de ataques.
O final do último dia da Febraban Tech também coloca no radar as fintechs vencedoras da edição de 2024. É uma oportunidade para o mercado conhecer quem são as startups envolvidas de forma direta ou indireta com a IA e conhecer tendências da tecnologia.
Veja mais
Estudantes criam lixeira robótica
CIEE: 10% de estagiários são únicos responsáveis por sustentar família
Lula retoma nesta sexta-feira reunião para definir corte de gastos