O Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação em Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (CriaLab|UEG), em parceria com o Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (Cear| UEG), oferecerá gratuitamente, entre os dias 30 de março, próxima segunda-feira, e 3 de abril, o curso online: “#mídiasEDU: Produção Audiovisual para Vídeos Educacionais”. O objetivo do curso, que será dividido em quatro aulas, é capacitar professores, dos vários níveis de atuação educacional, para preparar vídeos educacionais.

As atividades do curso serão transmitidas pelo canal da UEG TV no YouTube sempre às 19h. As aulas terão duração de 50 minutos. Não é necessário realizar inscrição. As aulas ficarão disponíveis no canal após a finalização da live.

“Essa tem sido uma demanda frequente, e, sobretudo em tempos como os de agora, de isolamento social, é importante que os docentes se atualizem para utilizar as novas tecnologias como aliadas no processo ensino-aprendizagem”, afirma o reitor da UEG, Valter Gomes.

Para o professor da UEG, Marcelo Costa, o curso pretende apresentar ferramentas básicas e acessíveis para que qualquer professor, não apenas os da UEG, em qualquer lugar do Estado de Goiás, possa produzir conteúdos audiovisuais adequados a sua realidade.  Ele, que é doutor em Arte e Cultura Visual, com ênfase em Cinema e Educação e professor do curso de Cinema e Audiovisual da UEG, será o responsável por ministrar aulas.

De acordo com o docente, as ferramentas audiovisuais têm ganhado cada vez mais espaço na vida das pessoas. “O público jovem é o que mais consome esse conteúdo audiovisual e aprender a lidar com as ferramentas disponíveis no mercado e usá-las para a disseminação de conteúdo educacional pode ser de grande ajuda”, completa Marcelo.

O Cria Lab|UEG

O Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação em Audiovisual – Cria Lab|UEG, vinculado ao Grupo de Pesquisa Centro de Investigação e Realização Audiovisual, da Unidade Universitária Goiânia-Laranjeiras, tem atuado para  tornar a UEG referência nacional em pesquisas no campo do Audiovisual, estabelecendo reflexões acerca de sua natureza híbrida e convergente, bem como compreender seus limites e potencialidades.

Com caráter interdisciplinar o Cria Lab|UEG pretende estabelecer diálogos com programas de pós-graduação, instituições e órgãos internos e externos à UEG nas seguintes áreas: cinema e audiovisual, design, comunicação, artes, gestão cultural, economia criativa, educação, tecnologia da informação e engenharia da computação.

Para saber mais acesse www.cria.ueg.br

A equipe

Além do ministrante, a equipe que viabilizará a realização do curso é formada pelas professoras Ana Paula Ladeira, Júlia Mariano e Thais Oliveira, além dos servidores da UEG, Antônio Carlos Oliveira, Samuel Peregrino, Rafael Curado e Pollyanna Marques e do discente do curso de Cinema e Audiovisual da UEG, Hudson Candido.