Desde 2009, o Itaú Unibanco, em parceria com o Instituto Ekos Brasil, seleciona iniciativas que reduzem emissões de Gases de Efeito Estufa para receberem aportes de investimento provenientes da destinação de 30% das taxas administrativas dos fundos de renda fixa Itaú Ecomudança. O objetivo do banco é transformar os investimentos dos clientes em benefício para a sociedade.

O processo seletivo em 2020 acontece de 30 de março a 30 de abril.  Podem se inscrever entidades sem fins lucrativos – organizações sociais, fundações e associações, inclusive as que atuam como movimentos sociais – e cooperativas. Buscamos por projetos:

Projetos de agricultura sustentável
Produção de alimentos saudáveis, agricultura orgânica, fortalecimento de Arranjos Produtivos Locais, gestão da água em propriedades rurais, fortalecimento de serviços ecossistêmicos, dentre outros.
Projetos de energia renovável
Desenvolvimento de novas tecnologias e modelos de negócio para viabilizar o uso de fontes renováveis de energia.
Projetos de floresta
Recuperação de florestas nativas, implantação de Sistemas Agroflorestais (SAF), fortalecimento de cadeias de produtos florestais não madeireiros e de serviços ecossistêmicos em ambientes naturais e urbanos, dentre outros.
Projetos de manejo de resíduos
Destinação adequada e/ou o uso alternativo de resíduos. Iniciativas inovadoras na gestão de resíduos também poderão ser aceitas.

Além disso, o programa busca projetos com potencial de gerar renda para se manterem financeiramente a longo prazo, e com alto potencial de replicabilidade.

Atualmente, o Programa tem duas linhas de apoio:

Apoio a projetos
Iniciativas que apresentam o desenvolvimento de uma tecnologia social com potencial de gerar renda aos beneficiários, capacidade de se manter financeiramente a longo prazo e que contenham atividades que promovam a diretamente a mitigação ou a adaptação às mudanças climáticas.
 
Apoio a negócios de impacto
Negócios envolvendo tecnologias e práticas que promovam a diretamente a mitigação ou a adaptação às mudanças climáticas

Se a sua organização tem um projeto ou negócio de impacto envolvendo uma tecnologia social com potencial de gerar renda aos beneficiários, capacidade de se manter financeiramente a longo prazo e que promova a diretamente a mitigação ou a adaptação às mudanças climáticas mostre a sua ideia.

Para se inscrever clique AQUI

Boa sorte!
Economista BEATRIZ IOLANDA PEIXOTO DE FREITAS

Fontes de pesquisa: ITAÚ