Beatriz Iolanda Peixoto de Freitas
Economista, Master Coach , Consultora Empresarial, Professora Universitária, Escritora e Roteirista

Mentor é uma palavra utilizada geralmente para definir aquela pessoa que vai te inspirar, te ajudar a crescer e te dar feedbacks à respeito de tua evolução. Saiba como conseguir um.

Para se empreender às vezes são necessários conhecimentos que nem sempre estão disponíveis ou com fácil acesso no mundo dos negócios. encontrando um mentor, para que o mesmo possa fornecer essas preciosas dicas, aumenta a tua chance de sucesso.

o exemplo mais singelo de um mentor são os professores infantis. com respeito carinho e cuidado, eles orientam a criança pelo mundo das  descobertas. um indivíduo que deseja aprender também deve ser orientado com todo este aparato.

Todavia, é necessário entender que o papel do mentor é o de aconselhar, não o de socorrer ou de decidir. O mentor, assim como a professora infantil, não pode tirar a autonomia daquele a quem orienta.

Outro ponto importante é que o empreendedor entenda que empreender em sempre significa estar a companhado e não são todos os momentos que ele terá pessoas para dividir seus fracassos e sucessos.

01 – Acesso aos melhores empresários da história

Saiba que podes muito bem ter muitos empresários de sucesso como mentores, visto que eles estão “eternizados em livros, reportagens, entrevistas… e por incrível que pareça, na maior parte da vezes, você pode saber como eles reagiriam a determinado fato o situação.

Leia as suas biografias pois nelas estão contidas os seus erros e acertos.

02 – Você ainda não sabe, mas tem muitas coisas espetaculares acontecendo

Se você consegue se deslocar para eventos onde geralmente as pessoas se reúnem para objetivos comuns como negócios, participe! Geralmente muitos eventos como estes são patrocinados por faculdades, governo e outras instituições afins que podem ser grandes oportunidades para conhecer pessoas e encontrar aquela pessoa certa para ser o seu mentor.

03 – Tome cuidado com mentores apresentados pela impressa (verifique sempre a biografia e capacitação)

Geralmente algumas pessoas se destacam na imprensa pelo seu recente trabalho ou destaque, mas certifique-se de consultar todo o potencial e histórico desta pessoa para que este sinal de mentoria não seja algo passageiro.

Existem pessoas que fazem apenas uma coisa interessante em toda a sua vida e depois caem no esquecimento pois na verdade aquele feito não foi mérito delas.

04 – Utilize as redes sociais

A internet possibilitou que muitas pessoas com interesse comum se conectassem. aproveite esta facilidade e procure os empresários que você admira e procure segui-los nas redes sociais. é uma ótima oportunidade para ficar sempre informado de cada passo e aprender a cada estratégia aplicada ou evento proporcionado.

05 – Mentores espetaculares podem ser encontrados em cursos

Profissionais excelentes e experientes costumam dedicar parte de seu tempo a ensinar (docência). O seu mentor, pode estar mais próximo do que você imagina. Ele pode ser apresentado a você em um curso, na forma de um professor/orientador.

06 – Amigos empreendedores podem ser mentores

Se tens amigos empresários, não deixe de contacta-los. Essa experiencia vivenciada por outro no mercado compartilhado pode te render informações preciosas.

Dica extra: Acompanhar as reuniões de associassões de bairro podem render excelentes informações sobre as demandas regionais e encontrar as pessoas que poderão ser seus mentores no futuro.

Abraços a todos!

Economista Beatriz Iolanda peixoto de Freitas
#beatriziolanda
www.beatriziolanda.com
EMPREENDEDORISMO É O NOSSO FOCO!!!…