Palestras-show: um show de horrores!

Com certeza você já deve ter frequentando alguma palestra em que saiu motivado, mas não sabendo absolutamente nada para aproveitar na tua vida de empreendedor. Isso acontece com mais frequência do que imaginas… Já participei de vários eventos (Palestras, seminários etc) em que saí imaginando: “Meu Deus! Que perda de tempo!”

O problema dos eventos atualmente, principalmente palestras é o quesito motivacional e ridículo que algumas tem assumido. As palestras “entraram na onda” de palestra-show e na verdade virou um show mesmo… que está mais para espetáculo de horrores.

O objetivo de uma palestra é sempre passar informações e abrir a mente de quem vai assisti-la, deixando o ouvinte mais preparado e mais informado para o mercado de trabalho. porém, os eventos que vejo na atualidade se entrenharam nos caminhos da “Coachietagem meia boca” (Coach de ponta de esquina) e viraram palhaçada constante.

Volta e meia algum aluno, cliente ou amigo me envia convite pra assistir “Palestra-show”. Logo penso: “vai ter um idiota falando de motivação e fazendo palhaçada e no final das contas vou perder no mínimo uma hora da minha vida em que eu poderia estar a assistir um evento de qualidade, lendo um livro ou discutindo idéias com pessoas que realmente valem a pena.”

As pessoas hoje se empolgam com bobagens e eventos sem nenhum acréscimo às suas vidas. Se encantam com as palavras de “mude a sua vida!” e no final das contas pagam por um evento ridículo e sem nenhum crédito e depois disso ainda saem achando que estão preparadas para o mercado.

É preciso cuidado com os eventos que frequentamos, porque perdemos tempo e dinheiro que poderiam serem gastos de outras formas muito mais bem formuladas e agregadoras. Um evento que parece espetáculo, não é evento, é show de circo!

 Um ótimo feriado a todos!

Beatriz Peixoto
Economista
(Beatriz Iolanda Peixoto de Freitas)
EMPREENDEDORISMO É O NOSSO FOCO!