Caríssimos leitores,
Bom tarde!
Mais uma vez escrevendo aqui para ajudar a ti que talvez não saiba agir como uma pessoa bem educada e assim abrir as portas de oportunidades para a tua vida! Hoje falaremos sobre as pessoas que pedem favores sem se importar com a gravidade da ação que estão a pedir. Começo este artigo hoje porque justamente ontem a noite passei por mais aventuras testemunhando o quanto as pessoas podem ser folgadas e mal educadas.
Uma amiga e eu combinamos de ir ao café do Shopping ontem a noite e na hora marcada ela passou em minha casa para apanhar-me e eu, como pessoa bem educada, já me encontrava à porta da residência à esperá-la, pois pessoas bem educadas não deixam pessoas esperando, ainda mais quando estão recebendo um gentileza de ainda serem apanhadas em casa.
Quando adentrei o carro ela me disse: “Beatriz, por gentileza, ligue para o Fábio (nome fictício) e peça-o para já descer pois estou quase a chegar”.
Julguei o pedido desnecessário, já que se o referido rapaz fosse alguém bem educado já estaria na porta a esperar-nos no horário marcado, visto que o procedimento já havia sido combinado previamente. Porém, fiz a ligação.
No momento em que liguei o rapaz já me atropelou a fala dizendo: “Beatriz, avisa a Lúcia (nome fictício) pra esperar um pouco que eu e minha irmã estamos descendo porque ela vai no supermercado e vai pegar carona conosco.”
Particularmente, eu, Beatriz, não ofereceria carona num carro que não é meu e muito menos me ofereceria pra ir de carona mas o mundo não é feito somente de gente bem educada…
Enfim, quando chegamos à porta do prédio, não encontramos ninguém. A Lúcia ligou e o Fábio atendeu dizendo: “Espera aí um pouco porque minha irmã tá terminando de tomar banho”. Neste momento quase desci do carro e fui para minha casa pegar o meu carro e ir sozinha encontrar com o pessoal lá pois eu vi que ia demorar…
Uma coisa vos lembro… NUNCA façam isso! O rapaz já estava a ser agraciado com a carona buscando e levando em casa e o que veio a seguir realmente me surpreendeu: Lúcia simplesmente ligou o carro e fomos ao café sem o Fábio.
Acertiva a Lúcia, não acham?
Bom, no que tange a favores, existem pessoas que pedem coisas inconcebíveis. E isso acaba com qualquer relacionamento profissional, pessoal ou familiar. Evite pedir favores e evite dar a entender que voce os quer. Seja alguém que agregue e não que incomode. Todos preferem ter por perto pessoas que trazem bons momentos e não aborrecimentos.
E sobre a carona da Lúcia, ressalto que se fores pegar carona, tenha o cuidado de causar o mínimo de inconvenientes possíveis, ou correrá o risco de ficar como o Fábio: indo ao supermercado à pé.
Abraços e até a próxima!
Economista Beatriz Iolanda Peixoto de Freitas
Veja mais
Memórias de uma candidada
Procura-se Banda para Goiania
Envie teu currículo para o Bia Emprega