Qual a melhor forma de pagar dívidas no cartão de crédito?

credit-cardPor Ronaldo Gotlib

A primeira coisa que você pode fazer é tomar um empréstimo no mercado, com a menor taxa de juros que encontrar, para quitar o valor total da dívida do cartão e passar a pagar as prestações do novo compromisso financeiro. Dessa forma, como você consegue diminuir o valor das taxas e terá menos despesas com o débito.

Outra maneira de resolver o problema é entrar em contato com a administradora do cartão para parcelar a dívida. Nesta segunda hipótese o juro cobrado costuma ser maior do que o dos empréstimos oferecidos por bancos e financeiras em modalidades como o crédito consignado e o crédito pessoal. Além disso, o limite do seu cartão ficará suspenso até o momento em que você conseguir quitar a dívida.

A primeira opção é melhor. Mas, nesse caso, você deve controlar o uso do cartão durante o período de pagamento das parcelas do novo empréstimo. Esse cuidado irá evitar que o pagamento da prestação, em conjunto com o da fatura do cartão, se transforme em uma “bola de neve” e possa provocar descontrole financeiro.

*Ronaldo Gotlib é consultor financeiro e advogado especializado nas áreas de Direito do Consumidor e Direito do Devedor. Autor dos livros “Dívidas? Tô Fora! – Um Guia para você sair do sufoco”, “Testamento – Como, onde, como e por que fazer”, “Casa Própria ou Causa Própria – A verdade sobre financiamentos habitacionais”, “Guia Jurídico do Mutuário e do candidato a Mutuário”, além de ser responsável pela elaboração do Estatuto de Proteção ao Devedor e ministrar palestras sobre educação financeira.

Fonte: Exame
Link: http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/qual-a-melhor-forma-de-pagar-dividas-no-cartao-de-credito