Dicas para tornar as cansativas viagens de negócios menos complicadas

viagensPor Richard Branson

O mundo dos negócios geralmente envolve muitas viagens –para o bem ou para o mal. Apesar de eu considerar as viagens incrivelmente estimulantes (eu tive muitas das minhas melhores ideias enquanto estava a 30 mil pés de altura), eu sei que sair da cidade pode ser problemático para algumas pessoas. Tudo, passando pelo ritual de fazer as malas e pela reserva de um bom assento no avião até a luta contra o jet lag, pode se transformar em um incômodo.

Mas existem maneiras de tornar as viagens de negócios mais tranquilas. Listei abaixo oito das minhas melhores dicas:

1. TENHA UM PLANO: assim que você embarcar no avião, trem ou automóvel, decida se quer ou não trabalhar um pouco enquanto estiver em trânsito. Se você optar por trabalhar, defina um plano claro para o que você pretende fazer. Faça uma lista com as pequenas tarefas que poderão ser concluídas antes de você chegar ao seu destino final ou aperfeiçoe suas anotações rascunhadas, transformando-as em ideias mais claras e refinadas. Mas, se você preferir se desligar totalmente, tudo bem também. Em muitas ocasiões eu apenas me sento, relaxo e assisto a um bom documentário enquanto viajo.

2. DURMA UM POUCO: algumas pessoas têm dificuldade para dormir em aviões. Felizmente, eu não sou uma delas (para mim, é fácil tirar um cochilo em nossos voos da Virgin). Adormecer em um avião é mais fácil quando você consegue limpar sua mente de todas as preocupações mais prementes. Lembre-se de que o avião deve viajar a centenas de quilômetros por hora –mas sua mente não. Se você decidir que quer dormir durante o voo, esvazie sua caixa de entrada de e-mails antes de embarcar e, em seguida, desligue o laptop. E use o tempo para relaxar.

3. NÃO SE PREOCUPE COM O JET LAG: o jet lag pode ser um problema para muitas pessoas que viajam a negócios, e eu descobri que a melhor maneira de lidar com o problema é simplesmente viver o momento. Tente não se preocupar muito com o fato de estar em um fuso horário diferente. Durante 2012, algumas vezes eu tive que passar por cinco países em apenas três dias, sendo obrigado a enfrentar uma agenda lotada em cada um dos lugares por onde passei. Eu me concentrei em me divertir muito em cada destino visitado –e o tempo voou.

4. MANTENHA-SE HIDRATADO: a maioria das pessoas gosta de tomar bebidas gaseificadas ou espumantes durante viagens de avião –e eu não sou nenhuma exceção. No entanto, beba uma quantidade suficiente de água durante o voo para garantir que estará pronto para começar a trabalhar assim que o avião pousar. Essa pode não ser a coisa mais rock’n’roll’ a se fazer, mas alternar bebidas alcoólicas com copos de H2O irá ajudá-lo a chegar ao seu destino com uma cabeça mais fresca. Naturalmente, os mais disciplinados passageiros em viagens de negócios ficam apenas na água (e fazem os proprietários das companhias aéreas economizar dinheiro!).

5. TENTE CONSEGUIR UM UPGRADE: eu ouso dizer que as opções oferecidas pela Virgin para os passageiros que viajam de classe econômica são excelentes. Ainda assim, muitas pessoas tentam contar histórias mirabolantes para conseguir um upgrade gratuito. Ao longo dos anos, algumas das mais engraçadas tentativas de conseguir um upgrade viraram lenda na Virgin Atlantic. A minha favorita: “o Manchester United perdeu hoje. Estou muito chateado e preciso de espaço extra para superar isso”. Esse pedido, em especial, não funcionou. Mas se você não pedir o que deseja, nunca vai conseguir!

Outra boa tentativa aconteceu enquanto eu estava de pé em uma fila, aguardando para fazer o check-in. Um homem na minha frente estava no balcão exigindo um upgrade porque ele era, supostamente, o meu melhor amigo. O homem ficou um pouco pálido quando o atendente de check-in sugeriu que ele se virasse para trás e dissesse “olá” para mim.

6. CONVERSE COM TODOS QUE ENCONTRAR: você nunca sabe quem vai estar no voo com você. Na verdade, conversas com estranhos têm gerado muitas ideias para mim. Por isso, se você for passar várias horas de sua vida em um espaço confinado com um grupo de pessoas, por que não tentar conhecer algumas delas? Eu sei de uma banda que escreveu em grupo um single que alcançou o primeiro lugar nas paradas enquanto estava a bordo de um voo da Virgin –e tenho certeza de que existem muitas outras histórias como essa. Há poucos ambientes mais inspiradores para a criatividade do que as nuvens.

7. CHEGUE CEDO: chegar cedo ao aeroporto tem suas vantagens. Por um lado, você não terá que se afobar e correr para o portão de embarque. Além disso, você terá algum tempo para escolher um bom lugar para se sentar no avião. Se você quiser um assento no corredor, mais espaço para as pernas ou um lugar excelente ao lado de um passageiro bonitão (ou bonitona), chegar cedo aumentará suas chances.

8. NÃO SE ESQUEÇA DE SEU PASSAPORTE: apesar de essa dica ser bastante óbvia, é incrível como muitas vezes as pessoas acabam esquecendo seus passaportes em casa. No início deste ano, eu deixei o meu passaporte em casa quando estava indo para a Espanha. Poucas semanas depois, meu filho, Sam, fez a mesma coisa. Sem o seu passaporte, todas as dicas acima realmente não serão úteis.

Fonte: UOL
Link: http://noticias.uol.com.br/blogs-e-colunas/coluna/richard-branson/2013/01/03/dicas-para-tornar-as-cansativas-viagens-de-negocios-menos-complicadas.htm