BEATRIZ IOLANDA

EMPREENDEDORISMO É O NOSSO FOCO!

5 dicas para reconstruir a sua reputação no trabalho

carreiraManter uma boa reputação no trabalho é uma tarefa relativamente complicada. Talvez você seja um excelente funcionário, mas não está livre de cometer um ou dois erros que acabem com a sua fama de bom profissional. Você pode dizer que um erro não é capaz de apagar todo um histórico de coisas boas, mas a realidade é que dificilmente as pessoas no ambiente corporativo vão perdoar as suas falhas.

 

Se você já passa por essa situação e não sabe como resolver o problema, confira 5 dicas que podem ajudá-lo a reconstruir a reputação no trabalho:

 

 

Como reconstruir sua reputação no trabalho: 1. Faça as pazes e se desculpe

Dependendo do que você fez, você precisará mostrar humildade e se desculpar com as pessoas que foram afetadas pelos seus atos. Já se o erro compromete o seu desempenho, não será necessário se desculpar para o chefe, você pode simplesmente reconhecer o erro. 

 

Como reconstruir sua reputação no trabalho: 2. Promova melhorias

Se você é capaz de compreender o que fez de errado, também será capaz de mudar o seu comportamento de maneira que irá garantir o bem estar de todos os seus colegas de trabalho. Somente com novos comportamentos as pessoas voltarão a confiar em você. Grande parte das pessoas não pode sustentar uma mudança, por isso as pessoas podem se mostrar reticentes à sua aparente melhora. Mas não desanime por isso. Não fale sobre a mudança, aja. 

 

Como reconstruir sua reputação no trabalho: 3. Não tente ser compensatório

Se você não está disposto a promover as mudanças necessárias para se relacionar melhor com os colegas de trabalho, simplesmente assuma isso. Não tente ser compensatório e resolver um problema criando outro, isso vai fazer com que as pessoas vejam você de maneira ainda mais negativa. 

 

Como reconstruir sua reputação no trabalho: 4. Supere os problemas

Uma vez que você reconheceu o seu erro e percebeu que ele está limitando os seus passos na carreira, você pode se sentir tentado a remoer esse problema sem parar. É importante que você tenha a sua consciência tranquila sobre as mudanças que promoveu no seu comportamento. Se você já fez aquilo que podia, espere. Os resultados vão aparecer. 

 

Como reconstruir sua reputação no trabalho: 5. Avalie se vale à pena ficar ou sair do emprego

Em alguns casos, nem mesmo as mudanças são capazes de contribuir na construção de uma nova reputação profissional. Se você percebe que nenhum dos seus esforços está sendo reconhecido pode ser o momento de avaliar a sua carreira e decidir se compensa para você se manter em um emprego no qual as pessoas não confiam na sua capacidade ou se é hora de encontrar novos desafios em outros ambientes. 

 



Autor: Universia Brasil
Link: http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2012/09/04/963929/5-dicas-reconstruir-sua-reputaco-no-trabalho.html