Alguns comportamentos comuns em nossa rotina diária não são adequados para o ambiente de trabalho. Ambiente corporativo é lugar de trabalho e comportamento condizente com o local.
O uso de gírias e palavrões pode passar no ambiente social informal, mas causam uma péssima impressão profissional.
Não leve, de forma nenhuma, seus problemas de casa para o trabalho. Alguém pode se sentir constrangido e incomodado, principalmente se não for muito próximo, em ficar ouvindo os problemas dos outros.
Nunca fale mal de um colega de trabalho nem do seu desempenho com terceiros. Esta não é a sua função e não contribuirá para sua ascensão profissional e imagem ética. Deixe isso para seu chefe perceber.
Faltas e atrasos também são péssimos indicativos de compromisso do colaborador e podem contribuir para uma imagem profissional negativa.
Ligações
Ao atender ao telefone, diga seu departamento e seu nome. Em seguida, cumprimente quem está chamando com “Bom dia”, “Boa tarde” ou “Boa noite”. Faça a sua parte.
Procure não deixar o interlocutor esperando por mais de um minuto. Caso seja inevitável, pergunte se ele pode esperar pelo tempo necessário.
Por mais antipático que o interlocutor possa ser, mantenha a gentileza e a cordialidade.
Se a pessoa pedir para segurar a ligação por alguns minutos, evite fazer fofocas ou ficar conversando com outras pessoas enquanto o interlocutor aguarda na linha.
Nunca diga que a pessoa não está depois de perguntar quem quer falar. Primeiramente, informe que a pessoa não está, depois pergunte o nome de quem quer falar com ela.
Veja mais
O que é a carreira profissional?
Os 10 hábitos que costumam travar a carreira profissional
Psicanálise – Um novo recurso