Como se comportar no trabalho?

etiqueta_1(1)Boa formação academia, competência e bons resultados são fundamentais para se destacar no emprego. Contudo, a maneira como o profissional se comporta no cotidiano também pode contar pontos. “Além do cuidado com visual, a habilidade de se comunicar e de se relacionar, para promover um ambiente saudável e produtivo de trabalho ainda são características muito apreciadas pelos gestores”, afirma Lourdes Scalabrin, diretora de operações da Gi Group Brasil, que dá dicas do que fazer para não cometer erros no ambiente de trabalho.

Como evitar gafes

Segundo Lourdes, independente do setor ou da empresa, a dica para não errar na etiqueta profissional é usar o bom senso e respeitar a política e cultura da empresa.

Roupa: use roupas e acessórios compatíveis com o cargo ocupado, área que atua e cultura da empresa. “É indicado evitar decotes profundos, peças justas com cores vibrantes e excesso de acessórios”,

Relacionamento interpessoal: procure sempre tratar os colegas com educação e simpatia, independente de qual nível da empresa a pessoa pertença. Segundo a diretora de operações, é importante também evitar brincadeiras que invadam a privacidade dos outros mesmo que o ambiente seja descontraído.

Controle: evite falar excessivamente e se autopromover. Além disso, fazer fofocas e reclamações sobre a empresa ou colegas de trabalho também é uma atitude condenável quando o assunto é etiqueta profissional. “Para aqueles que ocupam cargo de liderança, vale lembrar que autoridade não é autoritarismo”, ressalta.

Assuntos pessoais: evite ao máximo usar os equipamentos da empresa, como internet e telefone, para interesses pessoais e entretenimento. “Isso tira o foco do profissional de suas atividades”, diz Lourdes. O mesmo conselho vale para atender telefonemas durante reuniões.

Pontualidade: apesar de o conselho ser clichê, a pontualidade nunca sairá de moda no ambiente profissional. Seja pontual em reuniões e outros compromissos profissionais.

Eventos: “É importante também participar das festas e eventos de empresa, mas é preciso ter cuidado para não abusar do álcool, exagerar nas brincadeiras e ser o último a sair”, afirma Lourdes

Fonte: BdM
Link: http://www.bolsademulher.com/trabalho/dicas-de-como-se-comportar-no-trabalho/