shutterstock_93735772_2A chave para medir a felicidade do funcionário de sua empresa é simples: não basta perguntar uma vez por ano se eles está feliz ou não, mas sim procurar saber e se interessar pelos problemas, desejos e vontades do trabalhador com as perguntas certas.

Ilan Mochari, escritor sobre negócios, escreveu um artigo para a Inc. onde revela um dos exemplos mais bem sucedidos, o da empresa TinyPulse. Através de um e-mail os empregados são questionados uma vez por semana com apenas uma pergunta. A resposta, dada de forma anônima é coletada e pronto.

“A maioria das companhias fazem essas questões uma vez por ano, mas negócios mudam muito em um ano inteiro”, diz Ilan Mochari. Seguindo essa linha de pensamento, Ilan criou sete perguntas para medir a felicidade dos funcionários da sua empresa e assim aumentá-la.

Confira as 7 questões para medir e melhorar a felicidade de seu funcionário

1 – Qual processo te faria mais produtivo caso eliminado?

Essa é uma pergunta simples e direta sobre a relação entre burocracia e produtividade. “Se vários dos seus funcionários citarem esse mesmo processo, você achou uma fonte de frustração real”, diz Ilan.

2 – Quão transparente é a direção?

Segundo Ilan, essa pergunta não significa ter que contar tudo para os empregados. O que é necessário ser feito é saber levar seus negócios de uma forma que o trabalhador não se sinta enganado ou surpreso a cada decisão tomada.

3 – O que você acha dos lanches servidos (ou da falta de)?

“Essa pode parecer trivial”, explica Ilan, “mas é importante. Gostar ou não do lanche servido pode não parecer um grande problema, mas se você não se importa com os problemas pequenas, como tentar consertar os grandes?” completa.

4. O que faria você contribuir realizando o melhor trabalho da sua vida?

“O melhor trabalho da sua vida é um dos principais fatores de retenção de pessoas que realizam seu trabalho com influencia”, revela Ilan.

5 – Você consegue lembrar de algum fato que aumentou seu compromisso e lealdade com a companhia?

Saber reconhecer a importância do funcionário é fundamental para vê-lo realizar um bom trabalho. Essa pergunta busca identificar ações que fazem o emrepgado se sentir apreciado.

6 – Como você vê suas oportunidades para crescer e avançar?

“Diversos exemplos mostram que a falta de oportunidades de crescimento dentro de uma empresa é um dos maiores motivos da perca de funcionários. Descobrir e criar um caminho de crescimento profissional para o empregado é uma das maiores lições na hora de retê-lo à companhia”, comentou Ilan.

7 – Qual seu grau de confiança na liderança da empresa?

Uma das maiores razões para mudança de emprego é a falta de confiança no rumo que seu chefe está dando. “Saber se seus empregados não confiam em você apenas irão melhorar a maneira como você gerencia o seu negócio”, diz Ilan.

Ilan revela por fim, que obter o retorno dos funcionários é apenas um terço do caminho. “Se você pergunta, esteja pronto para receber a resposta, confortar o funcionário e saber mudar o que for necessário”, completa.

Fonte: Administrador
Link: http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/7-questoes-para-melhorar-a-felicidade-de-seu-funcionario/88379/