15 dicas sobre economia doméstica

economia-domesticaPara gastar menos em casa listamos 15 dicas, algumas óbvias e outras nem tanto, que te ajudarão a economizar nas contas mensais. São medidas simples, mas que podem contribuir para a redução das despesas e aumento do dinheiro disponível para poupança e investimentos:

1. Comprometimento familiar

Pouco adianta você estar disposto a economizar se o resto dos moradores da casa não estiver com o mesmo objetivo. Explique porque eles devem se esforçar para diminuir o consumo de água, luz, gás, telefone e também mostre qual será o destino do dinheiro poupado.

2. Use apenas lâmpadas fluorescentes

Troque todas as lâmpadas por modelos fluorescentes. Embora o custo da compra seja maior, a economia em longo prazo compensa. As chamadas lâmpadas frias tem maior durabilidade e dissipam menos energia em forma de calor, gerando economia de até 80% em comparação com as incandescentes.

3. Quando for sair de um cômodo apague a luz

Parece óbvio, mas muita gente não faz. Evite o desperdício de energia e ainda aumente a economia feita no fim do mês adotando essa prática simples.

4. Aproveite a luz natural

Durante o dia abra todas as cortinas e janelas, além de iluminar o ambiente, sem ter de usar energia elétrica, ainda renova o ar da casa.

5. Use cores claras nas paredes e teto

Branco, gelo, marfim, etc. Com paredes e teto pintados nessas cores o ambiente se torna naturalmente mais claro e favorece a reflexão da luz.

6. Ligue a máquina de lavar apenas quando estiver cheia

O uso indiscriminado da máquina de lavar roupas pode trazer surpresas desagradáveis na conta de luz, ainda mais se for usada no modo água quente. Só ligue a lavadora com a capacidade completa preenchida. Caso precise lavar pequenas quantidades de roupa escolha ciclos de lavagem mais curtos.

7. Use o ferro de passar só em último caso

Qualquer aparelho que tenha a finalidade de transformar eletricidade em calor apresenta um gasto maior. Para economizar tempo e dinheiro pendure as roupas molhadas em cabides, de modo a diminuir o amassado proveniente da lavagem. Se for necessário usar o ferro, aproveite para passar grandes quantidades de roupa de uma só vez.

8. Compre eletrodomésticos que gastem menos energia

Eletrodomésticos são usados diariamente, alguns ficam ligados o tempo todo. Apesar de mais caros, produtos que consomem menos energia são mais modernos e geram economia no longo prazo. De preferência aos que tenham o selo Procel de economia de energia categoria “A”.

9. Cuidados com a geladeira

Não coloque objetos quentes na geladeira, não mantenha a porta aberta por muito tempo, evite colocá-la numa posição próxima do fogão e não forre as prateleiras internas para não atrapalhar a circulação do ar frio. Quanto mais tempo fechada e sem alterações na temperatura interna, melhor para seu bolso.

10. Desligue os aparelhos da tomada quando não estiver usando

Aproximadamente 25% dos gastos com luz são gerados por aparelhos que não estão em uso, o famoso Stand by. Quando não estiver utilizando um eletrônico, evite deixá-lo ligado na tomada.

11. Banhos mais curtos

Não é necessário abrir mão do conforto de um bom banho quente, mas para economizar você pode diminuir seu tempo de chuveiro. Com isso você gasta menos água, e dependendo do sistema de aquecimento, gás ou luz.

12. Feche torneiras e chuveiros nos intervalos de uso

Uma torneira aberta despeja, em média, 9 litros de água por minuto, já o chuveiro chega a consumir 25 litros em 1 minuto. Água limpa não é um recurso que podemos dispersar, economize fechando o registro enquanto se ensaboa no banho, faz à barba, escova os dentes ou lava louça.

13. Vejam TV juntos

Ao invés de cada morador da casa ligar uma televisão e luz no próprio quarto, assistam aos programas de interesse comum juntos na sala. Além de garantir a redução da conta de luz favorece a interação entre as pessoas.

14. Mesma operadora de celular para todos

Celulares da mesma operadora pagam menos para falar entre si, e muitas vezes falam de graça. Verifique o custo de pacotes familiares na sua operadora. Normalmente são oferecidas vantagens significativas.

15. Não deixe o celular carregando a noite inteira

É comum colocarmos o celular para carregar na tomada antes de dormir e retirá-lo apenas na manhã do dia seguinte. Com essa prática que se repete a cada noite, feita normalmente por todos os moradores da casa, estamos desperdiçando energia e diminuindo a vida útil da bateria. O tempo necessário para carregar a bateria varia de acordo com cada modelo de celular, veja quanto tempo o seu telefone gasta e escolha uma faixa de horário para retirá-lo assim que a bateria estiver plena.

Implemente as ideias descritas neste artigo e, com certeza, sua economia nas contas mensais estará garantida!

Fonte: Mais Rico
Link: http://vocemaisrico.com/2013/10/27/15-dicas-sobre-economia-domestica/