BEATRIZ IOLANDA

EMPREENDEDORISMO É O NOSSO FOCO!

Comece uma nova estratégia de marketing

EstratégiaPor Frederico Mafra

A elaboração de um plano de marketing envolve dois momentos principais. O primeiro é o marketing estratégico, que é responsável pela análise do ambiente de negócios da empresa e seu mercado, de onde deve ser identificada a oportunidade a ser trabalhada no plano.

A partir daí, estudam-se os atores-chave constituintes desse ambiente onde a oportunidade será desenvolvida – concorrentes, consumidores, fornecedores, dentre outros. Por último, define-se o posicionamento de mercado a ser trabalhado através das ações práticas de marketing.

O segundo momento corresponde à etapa de marketing tático e é responsável pela definição das ações práticas de marketing. É nessa etapa que são definidos os planos de ação responsáveis por transformar o posicionamento de marketing em realidade. Veja abaixo cinco dicas para ajudar empreendedores na definição de uma nova estratégia:

1. Estude o seu mercado de atuação de maneira constante
Realizar pesquisas de mercado apenas uma vez por ano não dará à empresa condições de monitorar e acompanhar as mudanças que acontecem nos diferentes mercados. Uma boa dica é realizar ou contar com um apoio na realização de atividades de Inteligência de Mercado para que as informações estejam sempre atualizadas, e que a empresa possa antecipar ou desenvolver novas estratégias de marketing em curto espaço de tempo, ganhando vantagem em relação aos seus concorrentes.

2. Identifique uma nova oportunidade
Identifique, no mercado de atuação, uma nova oportunidade para desenvolvimento do negócio. Esta oportunidade pode ser baseada em algo escasso, em alguma melhoria de processo ou produto, ou mesmo na criação de algo totalmente inédito ou novo. A oportunidade é que irá ditar o foco do trabalho de marketing para o futuro da empresa.

3. Analise os concorrentes, consumidores e fornecedores
Estude e analise, com mais detalhe, os atores que fazem parte do mercado escolhido, e que influenciarão no sucesso ou não da estratégia a ser montada para o desenvolvimento da oportunidade de marketing. Concorrentes, consumidores e fornecedores são os principais atores de qualquer mercado a ser estudado, e a partir do seu entendimento, será possível desenhar de forma mais precisa a estratégia futura da empresa.

strategy4. Defina o posicionamento da empresa
Defina, com precisão, o posicionamento que a empresa irá adotar no mercado escolhido, de forma a transformar a oportunidade de marketing em algo real e factível para a organização. O posicionamento representa o modo como a empresa quer ser percebida e lembrada pelo consumidor, e é o ponto principal de todo o processo do planejamento, pois busca definir os diferenciais que a empresa irá trabalhar nas ações de marketing para ganhar mercado e superar seus concorrentes.

5. Elabore ações de marketing práticas
Neste quesito, a empresa deve organizar suas ações e estratégias de marketing com base nos aspectos constituintes do Mix de Marketing, ou seja, ações voltadas ao desenvolvimento do produto, às estratégias de comunicação, às ações de distribuição e entrega, bem como à definição das características e estratégias de apreçamento do produto.

Fonte: Exame
link: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/como-comecar-uma-nova-estrategia-de-marketing