CUIDADO: Pirâmides disfarçadas de cursos que prometem resolver a tua vida

pirâmide-do-dinheiro-1474843Por: Beatriz Iolanda Peixoto de Freitas.

“Minha vida mudou depois que fiz este curso!”… Isso é o que mais se escuta das pessoas que fazem este tipo de curso. Se tu também já escutaste essa frase mais que “batida”… DESCONFIE NA HORA!!!…

Hoje está difícil não cair em golpes de pirâmides pois para todos os lados as ofertas de tais “empreendimentos” estão aos montes… O mais recente que fiquei a conhecer esta semana é a pirâmide de cursos. Essa realmente foi a “cereja do bolo”.

Funciona da seguinte forma: Eles fazem propaganda de um curso muitíssimo caro dizendo que serve como se fosse um MBA e que se o aluno fosse pagar por um MBA ficaria muito mais caro e ele ainda teria que ficar pelo menos 2 anos a estudar para pegar o certificado sendo que no referido curso (pirâmide) o aluno fica em media 1 semana.

Outra possibilidade também é aquela em que eles alegam que o curso pode resolver a tua vida profissional e pessoal. Que depois que terminas o referido curso serás uma nova pessoa que pode ter o sucesso (profissional/pessoal) a qualquer momento. Particularmente, creio que ninguém precise fazer curso pra ter sucesso, todos estão cientes dos seus objetivos e metas, basta se dedicar.

Quando eles te ligam insistindo que faças o curso tentam facilitar ao máximo o pagamento em várias parcelas e bombardeiam com várias técnicas de vendas de acordo com o perfil que tenhas (Mas qualquer bom vendedor conhece essas ferramentas). Enfim, mas aí é que está o golpe mais bem armado que vi nos últimos tempos e funciona de forma a praticamente obrigar-te a trazer novos “alunos”. Uma das “vantagens” que eles apresentam no referido curso é a possibilidade de pagamento do curso antes das suas parcelas vencerem (no caso de gente mais humilde e que não pode pagar a vista ou de pessoas que não tem capital disponível no momento).

pirâmide-financeira-6552414

Como isso é proposto pelas empresas que dão o curso? Eles fazem uma proposta ao aluno de que se ele conseguir trazer mais alunos para fazerem o curso com eles, os alunos veteranos terão uma comissão gorda em cima de cada curso pago, ou seja, golpe de mestre pois ninguém (mesmo que o curso seja uma “encheção de linguiça” misturada com “sessão descarrego” e uma pitada de “lavagem cerebral”) vai dizer que o curso é ruim, pois quem fez o curso estará doido pra ganhar a comissão com os novos alunos e poder pagar o “investimento” feito no curso.

Tenho que dar os parabéns a quem teve essa ideia maravilhosa. Afinal, vai ter um monte de gente dizendo que o curso é uma maravilha (que vidas foram mudadas depois disso) mesmo sem pensar que realmente é apenas para poder levar mais gente e ganhar os “quinhentinhos”…