Aparecida de Goiânia – O futuro está aqui!

marcos-300x200Por Beatriz Iolanda Peixoto de Freitas

O Município de Aparecida de Goiânia está passando por várias e inovadoras transformações de caráter estrutural e conseqüentemente econômico, provocando inevitavelmente a melhoria da qualidade de vida de sua população. Sob a administração do prefeito Maguito Vilela, feita principalmente com propósitos desenvolvimentistas, a infra-estrutura do município está a passar por melhorias nunca dantes sonhadas. Com a construção dos eixos NS1, NS3 e NS5, Aparecida de Goiânia certamente alcançará em breve o status de cidade do crescimento econômico exacerbado, ultrapassando outros municípios no quesito Inovação e produtividade.

Segundo o secretário de Indústria Comércio Ciência e Tecnologia, Marcos Alberto Luiz Campos, grandes expectativas pairam sobre os projetos estabelecidos para alavancar a economia local, principalmente no que tange à industrialização, tecnologia, pesquisa e inovação. Marcos Alberto salienta que a construção dos eixos facilitará a logística da produção aparecidense, auxiliando o mercado de prestação de serviços e o aumento do número de empregos disponíveis à população.

Nas palavras do próprio secretário “a infraestrutura é fundamental para qualquer desenvolvimento. A criação desses eixos estruturantes irá permitir que haja um avanço do sistema de transporte urbano. Atualmente, estamos pensando em deixar corredores mais espaçosos para receber esses dispositivos mais modernos no transporte urbano da cidade”.

Os eixos facilitarão o escoamento da produção e principalmente o deslocamento da mão de obra internamente e externamente ao município. Os eixos, bem como o complexo industrial em construção, contribuirão para a valorização imobiliária e comercial da região tornando o município referência em desenvolvimento econômico.

Cada emprego direto gerado pelo novo parque industrial contribuirá para a geração de 3 novos empregos indiretos e, segundo o próprio secretário Marcos Alberto, espera-se a criação de um número considerável de empregos diretos. Isso, mais do que obviamente, tornará o PIB municipal um ponto de extrema valorização econômica, e se assim continuar, embasando-me sob os parâmetros econômicos, posso afirmar, como estudiosa da economia, que o município de Aparecida de Goiânia, pode brevemente se tornar o maior PIB dentre as cidades do estado de Goiás.

Outro aspecto interessante serão os investimentos imobiliários decorrentes do desenvolvimento econômico proporcionado pela infra-estrutura disponibilizada aos investidores em todos os aspectos. Tende-se a averiguar que o investimento é seguramente rentável pois o governo municipal primou pela qualidade na implantação dos projetos para acelerar a economia e desenvolver a qualidade de vida, outrora tão desprezada.

Hoje, Aparecida de Goiânia conta com um governo empreendedor, visando o seu próprio crescimento e contribuindo para o crescimento dos municípios que estão ao seu redor, pois disponibilizará empregos e oportunidades de negócios rentáveis a todos os direcionamentos econômicos, notadamente os direcionamentos de apoio, como por exemplo, construção de restaurantes, super mercados, grandes centros comerciais e uma infinidade de outros empreendimentos que crescerão juntamente com as indústrias instaladas e os investimentos imobiliários.

Sob o ponto de vista industrial e tecnológico, Aparecida de Goiânia, almeja consolidar sua posição inegavelmente merecida e conquistada. Com a instalação do parque industrial. Este mesmo parque possibilitará, com ajuda de outros parceiros, como a Universidade Federal de Goiás e órgãos fomentadores através de linhas de crédito para as empresas instaladas, como o Goiás Fomento através de Linhas como o Fundo Centro-Oeste (FCO) e o BNDES com financiamentos reembolsáveis e não-reembolsáveis (antigo fundo perdido). Outros órgãos como a FAPEG através de oportunidades geradas pelo FINEP também podem contribuir nas linhas não reembolsáveis além de inúmeras opções oferecidas até mesmo por órgãos internacionais.

Outro quesito na instalação do Parque Industrial é o desenvolvimento sustentável da região. O secretário Marcos Alberto afirmou que as empresas são avaliadas e o risco ambiental é muitíssimo relevante na aceitação ou não da empresa no parque. Se a empresa for poluente já não pode tornar-se parte do projeto pois, uma das maiores preocupações do Governo Municipal é a preservação da qualidade de vida da população e empresas poluentes não são bem vistas.

O mais importante é que os investidores que elegerem Aparecida de Goiânia para ser o ponto alvo de seus empreendimentos certamente terão retorno seguro de seus investimentos. Aparecida de Goiânia conta agora com inúmeras expectativas não tão somente do Governo Municipal, mas também do Governo Estadual e Federal, assim como elemento de estudo e preferência para investidores internacionais. Investir em Aparecida de Goiânia é uma sábia atitude empreendedora pois quem se determinar a tal empreitada desenvolver-se-á juntamente com ela.