48405289A cidade de São Paulo sediará nos dias 24 e 25 de abril de 2014 uma conferência internacional para debater o novo modelo de governança global da internet. A ideia do encontro surgiu a partir do discurso da presidenta Dilma Rousseff na abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), motivado pelas revelações de que o governo norte-americano espionou autoridades e empresas brasileiras.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, destaca que o evento deverá ter um “caráter não governamental”. Serão convidados governos, representantes da sociedade civil e do setor privado. Segundo Bernardo, a proposta do encontro é mais ampla que o projeto do Marco Civil da Internet que está sendo discutido no Congresso, já que algumas atribuições do controle da internet devem ser mantida com o terceiro setor.

De acordo com o Blog do Planalto, a proposta do encontro foi acertada em uma audiência da presidenta Dilma Rousseff com o diretor executivo da Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), Fadi Chehadé, no dia 9 de outubro.