Como convencer seu chefe de que você merece ser promovido

Como ser promovido no serviçoMuitos profissionais possuem a ideia equivocada de que uma promoção está nas mãos apenas dos líderes. Existem formas bastante eficazes de crescer, mesmo em um ambiente altamente competitivo. De acordo com a psicóloga e consultora de treinamento e desenvolvimento de pessoas, Meiry Kamia, os pontos principais para ascender profissionalmente são: gostar do que se faz e saber o que quer. “São importantes porque são pontos motivacionais. Motivação é a energia desprendida para a realização de alguma meta/atividade. Portanto, quanto mais clara for sua meta profissional, maior será o seu engajamento no processo”, afirma.

Confira algumas dicas para serem realizadas no dia a dia de trabalho:

• VISTA A CAMISA: mostre que seu interesse em crescer não se resume apenas ao salário. Envolva-se no processo da empresa e trabalhe como se a empresa fosse sua. Comprometer-se significa se importar e se responsabilizar pelos resultados. Isso não significa que tenha que fazer hora extra todos os dias, longe disso! Significa agir de forma eficaz, na hora certa e da maneira correta.

• MOSTRE VERSATILIDADE: em um cenário tão competitivo e dinâmico, ser flexível, saber se adaptar e realizar diferentes tarefas são diferenciais importantes para qualquer profissional que deseja crescer.

• PREPARE-SE: conheça as necessidades do cargo que deseja e saiba quais competências são necessárias para realizar com maestria as novas funções. Invista em cursos, se a empresa não pagar, pague do seu próprio bolso. Lembre-se das competências emocionais, líderes utilizam 20% de competência técnica e 80% de competências emocionais. Portanto, se quer crescer, aprenda a lidar com pessoas.

• MOSTRE QUE ESTÁ PREPARADO:
 tenha inciativa. Seja proativo. Dê sugestões de melhoria. Peça para que deleguem funções a você. E, principalmente, execute com maestria as tarefas com as quais se compromete. Fale e faça! A coerência entre o que você pensa de si mesmo, o que fala de si mesmo e o que faz é o que te dará o auto-respeito e auto-confiança necessários para assumir um desafio maior.

• COMPARTILHE SUAS METAS COM SEU CHEFE: fale com seu chefe sobre seus planos, para que vocês possam pensar juntos qual o melhor caminho e momento. Ele pode ser seu mentor nesse processo. Se não for possível ter esse grau de confiança com seu próprio chefe, eleja outro que possa ser seu mentor. Ele poderá orientá-lo sobre quais competências você ainda precisa desenvolver e te dar feedbacks de tarefas que vem realizando.

• SEJA PRESTATIVO COM COLEGAS: ser popular não significa ser o “puxa-saco” e sim a pessoa em quem se pode confiar. Trate bem seus colegas, mostre que você está lá para ajudar, seja apaziguador e traga um clima positivo com sua presença. Assim você estará fortalecendo o seu marketing pessoal, entenda o marketing pessoal como a imagem que as pessoas têm de você e não a imagem que você imagina que cria de si mesmo.

• SEJA HUMILDE: o grande vilão das pessoas ambiciosas ocorre quando o orgulho se torna exacerbado, o que pode levar à arrogância. A humildade ajuda a manter-se no processo sabendo que ainda tem muito a aprender, que mesmo fazendo melhor do que os outros, não é motivo para desmerecer o esforço do outro. Foque em si mesmo e em suas metas. Agradeça sempre as oportunidades e quando surgirem as dificuldades, pense: “o que estou aprendendo com isso?”.

• APENAS EM ÚLTIMO CASO: se você fez tudo isso, e mesmo assim percebe que a empresa não tem condições de te promover, ou não há como crescer, aí sim você pode pensar em buscar outro emprego. E, se esse for o caso, com certeza, haverão muitas empresas que precisarão de um talento como você!

Fonte: Revista Isto É