Como lidar com pessoas difíceis?

DissimuladosPessoas complicadas muitas vezes podem nos tirar completamente do sério, e abalar o resto do nosso dia. Mesmo que pareça difícil, existem alguns conselhos que podem te ajudar a minimizar o efeito que essas pessoas causam em você. Veja dicas de como evitar o estresse:

1 – Não leve para o lado pessoal

Muitas vezes, as pessoas mal-humoradas só estão com problemas pessoais ou estão tendo um dia ruim. A culpa não é sua, e a pessoa não está brava com você. Mude o seu pensamento e não se culpe.

2 – Mantenha-se calmo

Não ajude a pessoa a ficar ainda mais irritada. Quando explodirem com você, mantenha-se calmo e respire fundo antes de falar. Agir do jeito errado pode piorar ainda mais a situação.

3 – Tente entender o lado da pessoa

Antes de julgar, ouça o que a pessoa tem a dizer e tente entender o lado dela. Diga coisas como “sinto muito que isso esteja acontecendo” ou “eu imagino como deve estar difícil”. Pode ser que a pessoa só queira ser ouvida, mas não sabe como se expressar.

4 – Separe o problema de suas obrigações

Caso você discuta com um colega de trabalho, não deixe isso afetar as suas tarefas. Separar as duas coisas pode te ajudar a lidar com o problema em si, sem abalar o resto. Lembre-se: as pessoas não são problemas, elas estão passando por problemas.

Acesse outros textos interessantes no Portal BEATRIZ IOLANDA
Segredos e dicas do mundo dos negócios ao teu alcance!


5 – Demonstre confiança

Se a pessoa em questão está desafiando o seu ponto de vista, seja coerente com seus argumentos e não “perca a cabeça”. Não crie mais motivos para a pessoa estender a discussão, entretanto, não seja rude: seja objetivo.

6 – Imponha a sua opinião

Por mais difícil que seja a pessoa, jamais permita que ela “passe por cima de você”. Reforce as suas opiniões e vontades, mas tome cuidado para que a pessoa não fique na defensiva e, consequentemente, mais agressiva. Use frases como: “Eu não gosto que você fale comigo dessa maneira”.

7 – Seja ofensivo

Ao invés de ficar na defensiva, seja ofensivo. Quando a pessoa perguntar o porquê de você estar fazendo algo de um jeito, pergunte qual seria o jeito que ela faria. Escute o que ela disser, e pondere se é uma dica útil para o seu trabalho, ou não.

8 – Escolha com o que realmente se preocupar

Pode acontecer que essa pessoa saiba exatamente o que te afeta mais. Se você é inseguro com a sua aparência, por exemplo, ela pode usar esse artifício durante uma discussão, e fazer seu sangue “ferver”. Mas antes de explodir, respire e pense se vale a pena gastar sua energia com isso.

9 – Envolva uma pessoa imparcial

Durante uma discussão, uma das saídas possível é envolver alguém imparcial na conversa. Essa pessoa pode escutar os dois lados e ajudar a remediar a situação.

Acesse outros textos interessantes no Portal BEATRIZ IOLANDA
Segredos e dicas do mundo dos negócios ao teu alcance!

Fonte: universia.com.br