BEATRIZ IOLANDA

EMPREENDEDORISMO É O NOSSO FOCO!

7 maneiras de arruinar um jantar de negócios

jantar à francesaPor Luiza Belloni Veronesi

Um jantar com futuros parceiros, sócios, fornecedores ou clientes pode gerar – ou desmoronar – um bom negócio. Pensando nisso, o site Business Insider listou algumas coisas que empresários e executivos jamais devem fazer nesse momento. Quer saber quais são elas? Confira:

1. Escolher um restaurante inadequado
Não convide um cliente muito importante para um restaurante muito simples, pois a ideia é fazê-lo se sentir valorizado. Por isso, certifique-se que o clima do restaurante seja propício para o “negócio”, o que inclui conferir se há muito barulho, como televisão ligada, música alta ou mesmo mesas muito próximas umas das outras. Também vale verificar com antecedência se o convidado tem alguma restrição alimentar, caso queira escolher um local com comida típica.

2. Esquecer de fazer reserva
Ninguém gosta de esperar e essa regra também vale para seu cliente ou fornecedor. Se já esqueceu, o jeito é escolher um restaurante que você tenha certeza que não terá fila de espera ou algum local que você já esteja familiarizado, assim, conseguirá uma mesa mais facilmente.

3. Não comandar
Como anfitrião, você precisa cuidar da “logística” do jantar. “Direcione seu convidado para o melhor lugar, recomende itens do menu e escolha um bom vinho”, ressaltou a publicação.

4. Sair do previsto
Um jantar de negócios é para fazer negócios. Experimentar ou exagerar na comida não faz parte disso. Portanto, nestas horas, vale utilizar o bom senso e deixar o convidado o mais à vontade possível.

5. Usar talheres de forma inadequada
Saber utilizar o modo certo de segurar talheres e outros utensílios – além de não colocar os cotovelos sobre a mesa – são fundamentais para não passar a imagem errada.

6. Não iniciar uma conversa
Novamente, como anfitrião, cabe a você deixar o convidado à vontade. Por isso, mesmo que pareça banal, deixar a conversa fluir e perguntar sobre coisas simples faz com que um jantar formal vire um ambiente mais agradável.

7. Beber muito
Beber demais nessas ocasiões passa uma péssima impressão. Além disso, você pode facilmente fazer ou dizer algo que possa se arrepender no futuro.

Fonte: Infomoney.com.br