8 coisas que NÃO se deve fazer

cultura-empresarial_Existem muitas coisas que as pessoas fazem ao longo de seu dia que podem atrapalhar o seu cotidiano. Essas atitudes podem interferir em sua produtividade, relacionamentos e no bem-estar. Confira a seguir o que você NÃO deveria fazer todos os dias:

1. Conferir o celular enquanto fala com alguém

Muitas vezes – ou todas as vezes – quando você conversa com alguma pessoa acaba cortando o papo para conferir o seu celular. Mesmo que você avise que precisa checar o seu celular (o que nem sempre acontece), pode acontecer da pessoa continuar falando sozinha e você nem sequer prestar atenção no que ela está falando.

2. Fazer outras coisas durante uma reunião

A regra é simples: para se destacar em uma reunião basta ser a pessoa que mais presta atenção nela. Você pode ficar impressionado com o que pode aprender sobre o que é discutido e quem está em essa reunião. É possível ter novas ideias de pautas e maneiras de resolver o problema simplesmente por prestar atenção e focar nos assuntos abordados.

3. Pensar sobre pessoas que não fazem diferença em sua vida

Priorize as pessoas que fazem diferença em sua vida. Todas elas influenciam diretamente no andamento de seu dia – sua família, amigos, colegas de trabalho. Portanto, dê atenção e dedique parte do seu dia para cada pessoa.

4. Verificar atualizações

Você não precisa saber exatamente quando chega um e-mail, tweet, mensagem ou atualização do Facebook. Se tiver alguma coisa importante para fazer, deveria ser importante o suficiente para fazer sem interrupções. Foque no que você está fazendo de importante. Essas atualizações com menos importâncias podem ser vistas nos intervalos, sem maiores delongas.

5. Deixar o passado guiar o futuro

Aprenda com seus erros e deixe-os ir. Certamente é mais fácil falar do que fazer. No entanto, tudo depende da sua perspectiva. Quando alguma coisa dá errado, use isso como uma oportunidade de aprender algo que você não sabia, até mesmo sobre você mesmo. E, quando alguém comete um erro, perdoe e compreenda o que aconteceu com a pessoa. O passado é usado como treinamento. Ele não deve definir quem você será – a não ser que você deixe.

6. Esperar até conseguir

Você nunca pode ter certeza que vai conseguir fazer algo novo, mas pode se assegurar que está fazendo o seu melhor para consegui-lo. Não fique esperando que as coisas “caiam em seu colo”. Você tem menos a perder do que imagina, e muito a ganhar.

7. Falar pelas costas

Em vez de falar sobre algum problema de alguém para outras pessoas, considere abordar a pessoa que está passando por esse problema. Use seu tempo com conversas produtivas. Dessa forma, você poderá aprender muito mais e ganhar muito mais respeito.

8. Dizer “sim” quando deveria dizer “não”

É difícil dizer “não” aos colegas de trabalho ou qualquer amigo. Mas dizer “não” pode ser melhor do que você imagina. Se a pessoa ficar sentida por receber uma resposta negativa, você deveria se importar menos com o que ela pensa. Quando você diz “sim” para alguma coisa que você não quer fazer, você pode se sentir mal por um bom tempo.

Fonte: Universia.com