10 exercícios para a criatividade e inovação

taxa selicSeparar tempo para pensar em novas ideias e buscar novas fontes de criatividade e inovação pode transformar toda a sua vida, carreira e objetivos. Por mais simples que atividades como estas possam parecer, o impacto causado pelos resultados do trabalho podem fazer muita diferença, tanto em curto como em longo prazo. A seguir, separamos 10 exercícios que podem ajudar você a ter novas ideias e realmente alcançar inovações. Confira:

1. Livro, papel e caneta

Leia sempre com um papel e caneta em mãos. Mesmo as histórias mais inocentes podem desengatilhar ideias para seu consciente.

2. Caderno

Para onde quer que você vá, leve sempre um caderno em que você pode escrever suas ideias e reflexões. Não se esqueça de deixar um para anotações ao lado da cama, pois nunca se sabe que inspiração você poderá ter ao perder o sono.

3. Ideia

Quando conseguir ter uma boa ideia, escreva-a separadamente em um pedaço de papel. A seguir, se prepare com o que achar necessário para fazer um brainstorm. Você poderá anotar tudo o que vem a mente: como realizar essa ideia, o que fazer sobre ela, possíveis dúvidas, onde ela será útil, que poderá ajudá-lo e assim em diante.

4. Leia não ficção

É claro que livros de ficção ativam as partes criativas do cérebro, pois você é instigado constantemente a imaginar as situações irreais descritas em tais livros. Uma ótima maneira de exercitar essa função sem a ajuda de livros ficcionais é a leitura de revistas, jornais e artigos.

5. Agrupe boas ideias e sugestões

Faça uma verdadeira coleção de imagens e artigos que podem estar relacionados com sua ideia.

6. Crie um documento de ideias

Seu computador também deve participar dessa maratona de criatividade e imaginação. Em cada pasta de seus documentos, crie um para suas ideias e outro para o que deve fazer para realizá-las.

7. Aproveite o silêncio

Muitas vezes parar é tudo o que você precisa para seguir em frente. Aproveite os momentos de calma e silêncio para adquirir o máximo de energia e renovação que conseguir, já que uma mente cansada não é solo fértil para novas ideias.

8. Encoraje seus colegas

As pessoas de seu convívio, sejam elas colegas de trabalho, amigos ou familiares, também devem ser envolvidas nesse processo de criatividade.

9. Processo de sugestão

Muitas ideias boas podem ser abafadas pelo medo da rejeição. Para evitar que as pessoas reprimam suas imaginações, crie um processo simples, não burocrático e receptivo em que as pessoas possam depositar suas ideias sem medo de serem ignoradas ou julgadas.

10. Crie semana, dia ou mês da criatividade

Dedicar um período específico de tempo para a criatividade e seu fomento é uma iniciativa muito produtiva. Você pode fazer isso com outras pessoas de seu trabalho, em casa ou individualmente.

Fonte: Universia