4 dicas para o dia-a-dia empresarial

estrategias_marketingA rotina de um pequeno empresário é corrida e pode ter momentos de muito estresse. Muitos acabam culpando a rotina quando estão desmotivados para lidar com os problemas do negócio. “Rotina não é o que desmotiva, na verdade, a pessoa não está gostando do que está fazendo e não sente prazer no que faz”, afirma Flávia Lippi, coach do Instituto de Desenvolvimento Humano Lippi (IDHL).

Um líder motivado pode gerar crescimento e contribuir para o sucesso de uma empresa. “Temos que celebrar as pequenas vitórias, mas sempre temos que melhorar, porque o mercado pode mudar e nos atropelar”, afirma Frederico Lacerda, sócio fundador da 21212 Digital Accelerator.

Para Sulivan França, presidente da SLACoaching (Sociedade Latino Americana de Coaching), uma das melhores formas de se motivar é se aproximando da sua equipe e avaliar como ela pode ajudar a solucionar alguns problemas. Abaixo, veja outras recomendações dos especialistas.

1. Faça uma reflexão

A motivação está totalmente ligada ao que você faz no seu trabalho. Para Flávia, uma autoavaliação é necessária para que enxergar quais são os motivos, às vezes implícitos, que estão desanimando.

Para França, a motivação é algo que tem que vir de dentro do empresário e, por isso, ele deve refletir também sobre sua vida pessoal. “Porque empreender não é 100% sempre, é uma montanha-russa de emoções. Às vezes, você vai ter problemas e é muito importante que você tenha um propósito claro”, afirma Lacerda.

2. Converse com os seus clientes

A missão de um empreendedor é entregar um produto que solucione o problema do consumidor. Seja um dono de uma startup ou de um restaurante, quando o cliente não está recebendo o que precisa para solucionar o seu problema é porque algo perdeu o sentido.Para Lacerda, buscar a visão do mercado e do consumidor é importante para ter motivação no trabalho. Gastar um tempo conversando com os clientes pode trazer novas ideias e melhorias para o seu negócio.

3. Faça planos

Ser uma pessoa inquieta e que gosta de novos desafios são características típicas de quem tem um perfil empreendedor. Entretanto, é preciso foco. “Se começa a empreender por vários nichos, tudo sem foco, e em coisas que não tem nada a ver, isso acaba minando a energia do empreendedor e tira o foco da sua equipe”, afirma França.

Estabelecer metas estratégicas e se capacitar para atingir esses objetivos são maneiras de manter a motivação em toda a empresa.

4. Invista na sua equipe

Ser um líder que inspira e motiva seus funcionários não é para qualquer um. Entretanto, essa habilidade é essencial para quem deseja ser um bom gestor de pessoas. “Muitos líderes acabam não ouvindo os seus funcionários e as suas ideias. Mesmo em startups, os fundadores acabam se apegando à ideia do negócio e não escutam o seu programador, por exemplo”, explica Lacerda.

Capacitar e trazer pessoas melhores que você para trabalhar na empresa são algumas atitudes que estimulam a inovação e novos desafios.

Fonte EXAME