3 profissionais indispensáveis no networking

sdfghjkJá passou do tempo em que investir em um networking era apenas conhecer muitas  pessoas. Hoje, além de estratégico, uma boa rede de contatos é definida por  conhecer pessoas que agregam valor à sua vida profissional e pessoal. O co-fundador e CEO da Jackalope Jobs, Sudy Bharadwaj, afirma que é como  escolher um time, que junto a você, formarão uma equipe que podem te ajudar a  encontrar melhores oportunidades de emprego e entrar no mercado de trabalho. Quem são esses contatos e como fazer essas redes?

1. Profissionais iguais a você

Você não precisa explorar seu sósia, mas uma pessoa que tenha os mesmos  interesses e experiências parecidas com as suas. Isto é vantajoso em duas  formas: a primeira é que você terá um amigo, um aliado que entenderá os altos e  baixos da procura de um emprego. Você pode compartilhar histórias e apoiar uns  aos outros quando necessário.

Segundo, você poderá trocar informações de  empregos, de novas vagas ou outros contatos na área em que atua. Não se preocupe em ser competitivo – se você estiver disposto a encaminhar uma  rede de contatos que se adapte a outras pessoas, elas provavelmente irão  encontrar uma forma de retribuir o favor.

2. Profissionais de outras áreas

Isso pode não parecer necessário, especialmente para o emprego. No entanto,  quando conhecer pessoas de outras áreas e conhecimentos, lembre-se de que vocês  não têm os mesmos conhecimentos, isso é, o networking com outras áreas poderá  abrir outras oportunidades e você terá mais contatos, consequentemente.

Outra razão para diversificar sua rede de relacionamentos: você poderá precisar  de ajuda em uma área diferente, por exemplo, profissionais que saibam sobre  marketing pessoal e possam te ajudar a melhorar seu desempenho profissional. O  que importa, na verdade, é que eles sejam bons em suas áreas e possam te agregar  novas experiências.

3. Mentor

Com o apoio de um mentor, você será capaz de procurar um emprego de forma  mais inteligente e sem problemas. Além disso, o mentor pode dividir sabedoria  necessária sobre esta procura ou para as decisões na carreira. É como um  consultor de investimento pessoal e profissional para o seu futuro.

Para achar este mentor, é preciso que você veja em alguém que tenha uma carreira  parecida com a qual você gostaria de ter. Pode demorar para achá-lo ou, às  vezes, achar mais de ao longo de sua carreira. Seja qual for o caso, qualquer  bom mentor será alguém que você respeite e que irá te respeitar da mesma forma.

Fonte: Carrerbliss