Tanto um curso quanto um workshop são eventos educativos com um objetivo bem definido a depender da temática. Na prática, podem até parecer similares, porém se o organizador não conhece a fundo os conceitos e práticas que definem cada um, ele não conseguirá ter uma produção que atenda com maestria a proposta.
Os cursos e os workshops têm algumas características que podem deixar em dúvida até mesmo os organizadores já conhecidos no mercado. Quer entender melhor as diferenças entre eles? Confira as dicas a seguir e acerte nas suas produções.
Curso: foco na abordagem teórica
O curso é um evento voltado à formação e/ou profissionalização das pessoas. Por esse motivo, costuma detalhar assuntos de determinada área de maneira mais teórica do que prática. O participante de um curso aprende conceitos de certo ramo de atuação e fica capacitado por meio dos conhecimentos adquiridos, a desempenhar alguma função relacionada ao que estudou.
Vamos a um exemplo? Um curso sobre marketing digital irá se aprofundar nessa área específica do marketing, visando o aperfeiçoamento profissional de quem atua neste campo. Assim, abordará e demonstrará conceitos e técnicas relacionados ao assunto. Após o curso, o participante saberá como proceder para um marketing digital eficaz e terá conhecido as ferramentas online que auxiliam nesse processo, podendo desempenhar melhor esta função no mercado de trabalho.
Quanto tempo dura?
Normalmente, os cursos têm duração maior que os workshops, podendo levar horas, dias ou até meses para serem concluídos, além de poderem ser realizados fisicamente ou por plataformas de ensino a distância.
Qual é o formato indicado?
Eles costumam ocorrer no formato de palestras, em que um ou mais instrutores guiam as aulas, ainda que haja espaço para perguntas e comentários. Os professores precisam ter formação acadêmica no assunto que irão abordar, transmitindo seus conhecimentos aos alunos que, em geral, não possuem conhecimento tão extenso sobre o tema.
Como produzir?
O curso vai exigir que o organizador tenha foco no conteúdo a ser ministrado: é preciso contratar bons professores e dar meios para que a mensagem chegue a todos. Dessa forma, pensar no conforto de quem irá ministrar as aulas e de quem irá assisti-las é essencial. Além de um local adequado, arejado, com boa iluminação, bons equipamentos sonoros, wi-fi, é preciso pensar que um evento com um cronograma completo e atraente é a chave para captar os interessados.
Workshop: conhecimento aliado à prática
Este tipo de evento se assemelha a uma oficina e tem como objetivo se aprofundar em determinado assunto de forma mais prática do que teórica. Desse modo, existe um envolvimento muito maior dos participantes neste tipo de atividade.
Em geral, aprendem conceitos e teorias importantes mas focam muito na aplicação deste conhecimento em atividades práticas, que irão auxiliar o aluno na fixação do conhecimento adquirido.
Qual é a duração?
Diferentemente dos cursos, os workshop tem curta duração, em geral, tem no máximo 8 horas, ocorrendo em um único dia.
Como funciona?
Os workshops contam com um moderador e um ou mais expositores, que devem ter ampla experiência prática no assunto específico a ser abordado. Assim, geralmente, o evento é iniciado com uma exposição da técnica que será abordada, é seguido por uma discussão dos participantes em grupos e é finalizado com uma conclusão, na qual os resultados de cada grupo são analisados.
Em um workshop sobre gestão de processos, poderia haver uma introdução sobre o assunto. Depois, os participantes seriam divididos em equipes, recebendo um caso prático a ser estudado e desenvolvido conforme os princípios da gestão de processos. Após certo tempo dedicado à discussão, os grupos apresentariam suas conclusões e todos analisariam como esta se deu, seus pontos positivos e como poderia ter sido feita de melhor forma.
Com o público interagindo de maneira intensa, a ideia é que os conhecimentos sejam adquiridos por meio da experiência conjunta, estimulando a criatividade e a troca de informações entre participantes e facilitadores.
Como produzir?
Além de pensar no ambiente e em como a mensagem chegará aos participantes, lembre-se que precisará de materiais bem específicos dependendo do tipo de curso. O que será ensinado pode precisar de mesas diferentes, limite de inscrições, espaço propício, kits com materiais para os participantes e outros itens.
Ainda que os dois tipos de atividade busquem passar conhecimentos aos participantes em determinada área, a forma como elas acontecem é bem diferente uma da outra. Então, esteja atento às particularidades de cada evento para assim planejá-lo de maneira adequada, divulgá-lo eficientemente e atrair o público certo.
Fonte: Synpla
Link: http://blog.sympla.com.br/qual-a-diferenca-entre-curso-e-workshop/
Veja mais
O que é a carreira profissional?
Os 10 hábitos que costumam travar a carreira profissional
Psicanálise – Um novo recurso